Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


MANUSCRITO DE EINSTEIN VENDIDO EM LEILÃO DA CHRISTIE’S DE PARIS POR 11.7 MILHÕES DE EUROS

2021-11-26




Um manuscrito com coautoria do lendário físico Albert Einstein, com anotações que conduziram à sua teoria geral da relatividade, foi vendido num leilão na terça-feira por 11,7 milhões de euros.

A casa de leilões Christie's estimou o valor do manuscrito entre 2 milhões e 3 milhões de euros. As 54 páginas de papel, cerca de metade preenchidas com a caligrafia de Einstein, são um dos dois únicos documentos de trabalho conhecidos nos quais o pensador aborda a sua famosa teoria que lançou as bases para a cosmologia e tecnologia modernas, como a navegação GPS.

O manuscrito foi mantido sob a custódia do físico suíço Michele Besso, um amigo próximo e parceiro académico de Einstein, que foi coautor da obra entre 1913 e 1914. Composto principalmente por cálculos intermináveis em tinta preta em papel enrugado e levemente amarelado, o manuscrito desafia a imagem popular de Einstein como um génio absoluto, porque mostra que até ele - pelo menos às vezes - cometeu erros.

“Einstein comete erros neste manuscrito, e acho que isso o torna ainda maior de certa forma, porque vemos a persistência, o pensamento que estava em processo de construção, que está a ser corrigido e redirecionado”, disse Belloy.

Com a sua teoria da relatividade geral publicada em 1915, Einstein revolucionou a física moderna ao descrever pela primeira vez a gravidade como uma deformação geométrica do espaço e do tempo, uma descoberta que permanece válida.

A Christie's não revelou o nome do comprador.


Fonte: Christie's