Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


TATE LIVERPOOL PLANEIA RESTRUTURAÇÃO DE £25 MILHÕES

2022-01-18




A Tate Liverpool lançou um concurso para um arquiteto supervisionar o restauro de £25 milhões das suas instalações. O museu ocupa uma estrutura de tijolos de referência na Royal Albert Dock, datada de meados do século XIX e projetada por Jesse Hartley. O antigo armazém de sete andares foi reformado no final da década de 1980 pelo escritório de arquitetura Stirling Wilford antes da inauguração da Tate Liverpool em 1988, resultando no museu de cinco andares presente hoje. Com esta última conversão, a instituição espera corresponder à “ambição dos artistas mais entusiasmantes da atualidade” e criar um ambiente “flexível e convidativo e capaz de acolher pessoas, arte e ideias em partes iguais”, de acordo com o comunicado de imprensa.

Entre as mudanças que o arquiteto selecionado deverá fazer estão aquelas que aumentam a usabilidade do edifício, bem como o seu perfil dentro do complexo portuário. Uma vez iniciada, a reforma deve levar três anos para ser concluída e deve atender a instituição pelos próximos trinta anos. As propostas estão a ser aceites até ao meio-dia de 4 de fevereiro; uma lista restrita deve ser compilada e divulgada até 18 de março e um plano finalizado até 2025.

A reforma será parcialmente financiada por uma doação de £10 milhões recebida pela Tate Liverpool em outubro do programa “Leveling Up” do governo do Reino Unido, cujo objetivo é a equalização dos padrões de vida em todo o país. O museu é o terceiro local mais visitado da Tate, depois da Tate Modern e da Tate Britain e à frente da relativamente mais remota Tate St. Ives, que ocupa uma área significativamente menos povoada.


Fonte: Artforum