Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


MOSTRA ANUAL DE PROJETOS DE ARTE PARTICIPATIVA ESTÁ DE REGRESSO À FUNDAÇÃO GULBENKIAN

2022-01-27




A mostra anual de projetos de arte participativa está de regresso à Fundação Gulbenkian. De 28 a 30 de janeiro, haverá filmes, dança, teatro, conversas e uma exposição, com entrada gratuita.

O primeiro dia da mostra 'Isto é PARTIS & Art for Change' será marcado pela inauguração da exposição As Bravas, um registo fotográfico de Paulo Pimenta sobre as heroínas da vida real que compõem o projeto Enxoval, promovido pela PELE. Durante a tarde, decorrerá também uma conversa sobre a relação da prática artística e a aprendizagem da língua por migrantes, seguida da apresentação do filme Os dias que não esqueceremos, apoiado pela Fundação ”la Caixa” no âmbito do projeto espanhol Horitzons.

Ao longo do fim-de-semana, destaca-se ainda a exibição do filme Retrato, do projeto Lab InDança; os documentários Chegou a nossa vez e Como desenhar uma cidade?; o espetáculo de dança Meio no Meio, de Victor Hugo Pontes, que ocupará o Grande Auditório, e a peça de teatro Pulsações, desenvolvida pelo projeto Veleda; as conversas em torno de Diários de um Interior e o lançamento do livro Desenhos de uma Cidade lá Fora.

Esta será mais uma oportunidade para conhecer alguns dos projetos que, através do seu trabalho, demonstram o papel da arte participativa enquanto impulsionadora de mudança e de transformação social, contribuindo para a criação de espaços de liberdade e de aprendizagem, ao abrigo da iniciativa promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian com a Fundação ”la Caixa”.

Todos os eventos têm entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete.


Programa completo:

Sexta, 28 de janeiro

14h30: Conversa “A Prática Artística na Aprendizagem da Língua”, Auditório 2
16h30: Exibição do filme Os dias que não esqueceremos, Auditório 2
18h: Inauguração da exposição “As Bravas”, Hall da Biblioteca de Arte

Sábado, 29 de janeiro

10h – 19h: Instalação “Enxoval”, Sala 2
11h: Exibição do documentário Chegou a nossa vez, Biblioteca Nacional de Marvila
15h: Conversa sobre o projeto “Diários de um interior”, Auditório 3
17h: Apresentação do filme Retrato, Auditório 3
19h: Espetáculo “Pulsações”, Auditório 2

Domingo, 30 de janeiro: 14h – 19h

10h – 17h: Instalação “Enxoval”, Sala 2
15h: Documentário e lançamento de livro do projeto “Como desenhar uma cidade”, Auditório 2
17h: Espetáculo “Meio no Meio”, Grande Auditório


Sobre a iniciativa PARTIS

Foi lançada em 2013, pela Fundação Calouste Gulbenkian para apoiar projetos que colocassem as práticas artísticas ao serviço da inclusão social. Ao longo de três edições foram financiados 48 projetos, com um total de 3 milhões de euros. A iniciativa abrangeu 13.500 participantes, envolveu mais de 700 organizações parceiras e resultou em mais de 1000 apresentações públicas (espetáculos, instalações, exposições) que mobilizaram cerca de 230 mil espetadores.


Sobre a iniciativa ART FOR CHANGE

Lançada em 2008, em Espanha, pela Fundação “la Caixa”, com o objetivo de apoiar projetos artísticos que promovessem a transformação social. Financiou até agora 421 projetos apresentados por entidades culturais e artistas, no valor de mais de 6 milhões de euros, que abrangeram 62 mil participantes.


Mais informações: gulbenkian.pt/isto-e-partis-art-for-change-2022




FONTE: FCG