Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


SERRALVES ABRE HOJE A PRIMEIRA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE DAVID DOUARD EM PORTUGAL

2022-05-13




O Museu de Serralves, no Porto, abre hoje ao público "O'Ti'Lulabies", a primeira exposição individual do artista francês David Douard em Portugal, que mostra esculturas e instalações em diversos meios, num trabalho entre o real e o sonho.

Nesta exposição são exibidas esculturas, instalações, fragmentos de linguagem e registos de vídeo e som que dão continuidade a um projeto iniciado pelo artista em Paris, mas que evoluiu para este trabalho que chega agora a Portugal, e que dá por encerrada a série.

Para o diretor do museu, as obras revelam "estruturas de controlo e constrangimento que foram derrubadas" e “contracultura traduzida de forma que transforma a corrupção em beleza". Douard "encontrou poesia e beleza nos recantos obscuros do mundo digital e espaços urbanos", considera Vergne.

O artista explicou que quis "transformar esse mundo digital em algo que se pode ver e sentir" e explorar "como o natural se torna objeto pelo humano, e como retorna nessa perspetiva".

Outra das preocupações, explicou à Lusa, foi transmitir uma "interpretação da linguagem na escultura" e perceber como é que "esta forma de linguagem pode ser contida num objeto que resiste". A preocupação em derrubar "estruturas de constrangimento e controlo", frisou Philippe Vergne, levou a que "a parede da galeria fosse expandida", mutando o espaço.

"O'Ti'Lulabies" traz uma "narrativa contagiante" com "características orgânicas e anárquicas" veiculadas por "uma peculiar espécie de tela: grades de metal, persianas verticais, janelas e divisórias", que "constituem um convite à expressão", lê-se no texto descritivo.


Fonte: Lusa