Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


8º EDIÇÃO DA BIENAL IBEROAMERICANA DE DESIGN

2022-11-23




A Bienal Ibero-Americana de Design (BID), organizada pela Fundación Diseño Madrid, acontece a cada dois anos na Central de Diseño do Matadero Madrid, um centro de criação contemporânea promovido pela Área Governamental de Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Madrid, e é o marco mais importante do design contemporâneo ibero-americano.

A BID é uma iniciativa que permite a aproximação do público à disciplina de design e à sua envolvente, para além de ser um ponto de encontro, por um lado, para reflexão e pensamento e, por outro, para o estabelecimento de relações entre profissionais, com empresas do sector e academia. Ano após ano se consolida como um fórum para gerar ideias e partilhá-las.

Na 8ª edição da Bienal Ibero-Americana de Design (BID22) haverá várias exposições e uma semana de abertura com eventos nas duas das sedes do BID no centro de Madrid. A mostra principal conta nesta sua 8ª edição com 315 projetos de design ibero-americanos a destacar. Este ano haverá três exposições paralelas: uma mostra de ícones do design ibero-americano, uma histórica de todas as Bienais e uma mostra de projetos para a melhoria das cidades desta região. Durante a semana de 21 a 25 de novembro, serão geradas atividades em torno dessas exposições e do mundo do design actual.


EXPOSIÇÃO BID22

Na exposição BID, que apresenta projetos de design actuais da América Latina, Espanha e Portugal, podem ser vistos 315 trabalhos, dos quais 109 se destacam como finalistas.

Esta exposição percorrerá Madrid e estará nas duas sedes do BID, primeiro no Museu Nacional de Artes Decorativas e depois na Central de Diseño. Além disso, os 47 vencedores serão exibidos, a partir de 13 de dezembro, tanto no Museu Nacional de Artes Decorativas, como na La Central de Diseño, Matadero Madrid.

A cada dois anos, mostra-se o melhor do desenho catual dos 22 países do BID e pode-se observar o mapa do desenho em cada região e como um todo. De 21 de novembro a 4 de dezembro no Museu Nacional de Artes Decorativas e de 13 de dezembro a 5 de fevereiro na Central de Diseño, Matadero Madrid.


EXPOSIÇÃO "IBEROAMERICA DISEÑA”

No âmbito da programação da Bienal Ibero-Americana de Design 2022, terá lugar na Casa de América uma grande exposição paralela que, sob o título Iberoamérica Diseña, apresentará 44 peças e propostas de design emblemáticas da América Latina, Espanha e Portugal de o século passado.
Um percurso único que põe em relevância a diversidade e riqueza do design ibero-americano através de 2 peças de cada um dos 22 países participantes. Esta exposição estará patente de 22 de novembro a 5 de fevereiro na Casa de América, Sala Torres García.


EXPOSIÇÃO "2007 - 2022. 15 ANOS DE DESIGN IBERO-AMERICANO"

Em novembro de 2007, 24 designers de 14 diferentes países ibero-americanos reuniram-se em Madrid, convocados pela DIMAD. Exercendo a profissão a partir de diferentes práticas e nela actuando a partir de diversas perspectivas, formaram o Comité Assessor da Bienal Ibero-Americana de Design (BID) e redigiram e assinaram uma declaração que serviu como declaração de posicionamento sobre o Design.
Assim nasceu a BID e desde então já foram realizadas 8 Bienais Ibero-americanas de Design com o objetivo de mostrar o potencial e o bom trabalho do design ibero-americano. Foram escolhidos 54 projectos relevantes de todas essas bienais para relembrar a trajectória desse projeto e aprofundar o design desses países como um todo nessas décadas.
De 21 de novembro a 31 de março, pode ser visitado no primeiro andar do Museu Nacional de Artes Decorativas.


EXPOSIÇÃO "RECUPERAR AS CIDADES"

No seguimento da Exposição e da Conferência “A Cidade Visível” e no período compreendido entre a primavera e o outono de 2022, o BID e a UCCI lançaram um programa de divulgação dos melhores exemplos do movimento de reativação da actividade social, económica e cultural das cidades ibero-americanas.
O objetivo é mostrar 21 projectos que enfatizam o valor das pessoas e comunidades, o valor do meio ambiente, da saúde e da economia por meio de atividades que estimulem a união das pessoas em seu próprio meio, que venham solucionar os problemas das cidades, buscando melhorar a vida dos seus cidadãos.
Esses projectos serão de 22 de novembro a 5 de fevereiro na Casa de América, Sala Guayasamín.



Mais informação: https://www.bid-dimad.org/



FONTE: BID