Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


GRUPO DE ARTISTAS IRANIANAS CRIA INSTALAÇÃO PUBLICA INSPIRADA PELOS PROTESTOS DAS MULHERES

2022-11-30




Um grupo de artistas iranianas uniu-se ao artista francês JR e ao coletivo de arte For Freedoms, fundado por Hank Willis Thomas e Eric Gottesman, para levar uma instalação de arte pública inspirada no movimento de protesto pelos direitos das mulheres em andamento no Irão para a Ilha Roosevelt de Nova York.

O projeto, intitulado “Eyes on Iran”, começou na manhã de segunda-feira com um evento com a ex-secretária de Estado Hillary Rodham Clinton e as artistas iranianos Shirin Neshat, Aphrodite Désirée Navab, Icy and Sot, Sepideh Mehraban e Sheida Solemani. As obras de arte têm vista para a praça das Nações Unidas do vizinho Four Freedoms Park, do outro lado do rio.

A apresentação coincide com a iniciativa da ONU Mulheres, 16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Género, e apresenta uma fotografia a preto e branco colada com trigo por Neshat de um olho gigante sobreposto com a sua caligrafia de assinatura como um símbolo dos olhos do mundo no Irão, entre outras obras.

O Irão tem sido palco de protestos em massa desde meados de setembro, quando Mahsa Amini, de 22 anos, morreu após ser presa pela polícia moral de Teerão por não usar o hijab de acordo com as regras do governo.

For Freedoms também aumentará a conscientização sobre a situação no Irão durante a Miami Art Week, encenando uma performance de transmissão de notícias de televisão apresentada por um artista - ao vivo e pré-gravada - em conjunto com a Untitled Art Fair. É uma extensão do For Freedoms Newsroom Residency, realizado no Brooklyn Museum no início deste outono.

Como parte do projeto, “repórteres itinerantes” envolverão artistas, colecionadores, negociantes e outros em conversas por toda a cidade. A lista de performances e conversas de artistas inclui uma colaboração com a artista feminista Michele Pred e Nadya Tolokonnikova, do coletivo ativista russo Pussy Riot, às 11h30 da quinta-feira.


Fonte: Artnet News