Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


6ª EDIÇÃO DA DRAWING ROOM LISBOA REGRESSA A 25 DE OUTUBRO COM 23 GALERIAS E MAIS DE 65 ARTISTAS 

2023-09-25




A 6ª edição da Drawing Room Lisboa, feira dedicada à difusão e comercialização do desenho contemporâneo e que se realiza de 25 a 29 de outubro na Sociedade Nacional das Belas Artes, em Lisboa, vai contar com a presença de 23 galerias de arte, representando cerca de 65 artistas portugueses e internacionais.

A integrar o Programa Geral de 2023 encontram-se 18 galerias portuguesas, uma seleção da responsabilidade de Mónica Álvarez Careaga, diretora da Drawing Room Lisboa, e do Comité Consultivo da Feira, após a análise de todas as propostas recebidas.

A feira contará com algumas das mais importantes galerias portuguesas, como Pedro Cera, Vera Cortês, Filomena Soares, Galeria 111, ou Miguel Nabinho de Lisboa, ou Lehman + Silva e Presença, do Porto, ou ainda Fonseca Macedo - Arte Contemporânea, de Ponta Delgada, Açores. À representação portuguesa, juntam-se ainda cinco galerias internacionais, como as espanholas Galería Siboney, Galería Silvestre e Trinta, a alemã Jahn und Jahn e a italiana Monitor (ambas com uma segunda sede em Lisboa) ou RV Cultura e Arte, galeria sedeada em Salvador da Baia, Brasil.

Assim, ao longo de cinco dias, o público poderá conhecer as obras de artistas contemporâneos emergentes, como Tiago Alexandre, Sérgio Carronha ou Margarida Andrade ou artistas consagrados, como José Loureiro, Pedro Cabrita Reis, Manuel San-Payo ou Rodrigo Oliveira, e artistas históricos como Paula Rego, Helena Almeida e Z.L. Darocha, artistas oriundos de países como Portugal, Polónia, Brasil, Itália, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Macau ou Moçambique, que comprovam a diversidade desta Feira, a única do nosso país dedicada exclusivamente ao desenho.

As Millennium Art Talks regressam à Feira, sob a direção da curadora Maria do Mar Fazenda, e regressa também o Espaço Editorial, com curadoria de Filipa Valladares. A estas secções junta-se a proposta de um novo Foco, dedicado às Ilhas Baleares, cenário de alguns dos mais importantes artistas, galerias e projetos da cena internacional. O curador português João Silvério assina a seleção de quatro artistas baleares que expõem pela primeira vez em Portugal: Cristòfol Pons, Catalina Julve, Isabel Servera e Andreu Maimó.

António Poppe, Carla Filipe, Cristina Lamas, Dayana Lucas, Hugo Canoilas, Joanna Latka, Manuel Caldeira, Marco Franco, Paulo Brighent e Pedro Valdez Cardoso são os 10 finalistas da 3ª edição do Prémio FLAD de Desenho, cujo trabalho vai estar exposto na Feira. O vencedor será conhecido no dia 28 de outubro e receberá um prémio monetário de 20 mil euros.

Esta será a 6ª edição da Drawing Room Lisboa, que tem vindo a ganhar relevo na cena artística portuguesa, por se afirmar como um contributo na criação de oportunidades para a classe artística dedicada ao desenho e na afirmação do espaço que o desenho pode ocupar no setor da arte contemporânea.


Mais informação: https://drawingroom.pt/





FONTE: Drawing Room Lisboa