Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


TELESCÓPIO ESPACIAL EUCLIDES FORNECE IMAGENS IMPRESSIONANTES DO “UNIVERSO ESCURO”

2023-11-20




Em Julho, a Agência Espacial Europeia (ESA) lançou a sua missão Euclides com o objectivo de implantar um telescópio espacial capaz de mapear a estrutura em grande escala do Universo, observar os milhares de milhões de galáxias que abrangem um terço do céu e registar imagens de sistemas estelares até 10 bilhões de anos-luz de distância da Terra. Este esforço de seis anos procura compreender as estruturas e o desenvolvimento do chamado “universo escuro”, que se refere aos estimados 95% do cosmos que é composto de matéria escura e energia escura. O Telescópio Espacial Euclides enviou as suas primeiras imagens este mês, trazendo à luz um pouco desta vasta extensão.

Não, esta exploração da energia escura não é a premissa para um livro sobre a luta contra bruxos, mas as imagens são certamente fantásticas. As descobertas iniciais de Euclides capturaram a galáxia espiral IC 342 ou Caldwell 5, apelidada de “Galáxia Oculta” porque foi anteriormente obscurecida pelo movimentado nexo da nossa Via Láctea e localizada a cerca de 11 milhões de anos-luz da Terra. A visão inovadora do telescópio é o resultado de uma óptica que lhe permite captar imagens no infravermelho próximo de uma grande quantidade de espaço numa única fotografia, proporcionando vistas de grande angular sem precedentes com nitidez e acuidade visual.

“Os nossos elevados padrões para este telescópio valeram a pena”, disse Giuseppe Racca, gestor do projecto Euclid da ESA, num comunicado. “O fato de haver tantos detalhes nessas imagens é tudo graças a um design óptico especial, fabricação e montagem perfeitas do telescópio e dos instrumentos, além de apontamento e controle de temperatura extremamente precisos.”

Euclides também forneceu imagens da impressionante Nebulosa Cabeça de Cavalo, também conhecida como Barnard 33, uma formação de nuvens escuras a aproximadamente 1.375 anos-luz de distância da Terra e parte da constelação de Órion. A formação tem esse nome devido à sua aparência de um cavalo a sair de uma névoa galáctica nebulosa. Novamente, isto é o espaço sideral e não uma batalha entre bruxos... mas para um não-astrofísico, Euclides forneceu evidências impressionantes de que o universo escuro ainda está cheio de maravilhas.

“Nunca vimos imagens astronómicas como esta antes, contendo tantos detalhes”, disse René Laureijs, cientista do projeto Euclid da ESA, num comunicado de imprensa. “São ainda mais bonitos e nítidos do que esperávamos, mostrando-nos muitas características anteriormente inéditas em áreas bem conhecidas do Universo próximo. Agora estamos prontos para observar milhares de milhões de galáxias e estudar a sua evolução ao longo do tempo cósmico.”

Outro instantâneo bombástico é a visão de Eculidas do aglomerado de galáxias de Perseu. A imagem, denominada “uma revolução para a astronomia” pela ESA, mostra não apenas as 1.000 galáxias dentro do aglomerado de Perseu, mas 100.000 galáxias adicionais na área circundante. Cada uma dessas galáxias pode compreender até centenas de bilhões de estrelas, oferecendo uma visão humilhante da vastidão do espaço sideral, capturando galáxias ténues nunca antes vistas pelos humanos e criando um efeito visual de — você adivinhou — poeira mágica infinita e brilhante.

As imagens, com todos os seus incríveis detalhes, podem ser exploradas em alta resolução através do site da ESA. Estas imagens iniciais marcam um início encorajador para a ambiciosa missão de Euclides “de mapear, com alta sensibilidade, mais de um terço da esfera celeste no prazo de seis anos” e, subsequentemente, criar o maior mapa cósmico 3D alguma vez feito. Euclides está no bom caminho para fazer a sua magia e melhorar ainda mais a nossa compreensão da astrofísica – e se isso não é magia espacial, o que é?


Fonte: HyperAllergic