Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


DAVID HOCKNEY REVELOU A SUA MAIS RECENTE OBRA DE ARTE: DUAS ÁRVORES DE NATAL ANIMADAS

2023-12-06




O artista pop britânico David Hockney revelou a sua mais recente obra de arte: duas árvores de Natal animadas digitalmente iluminando as icónicas torres de vigia de 90 metros da Central Elétrica de Battersea.

Às 22h30 no dia 1º de dezembro foi ligada a instalação digital. A Battersea Power Station partilhou um vídeo das árvores de Natal na sua página oficial do Instagram, escrevendo: “O artista de renome mundial David Hockney espalhou um pouco da magia do Natal na Battersea Power Station com uma nova obra de arte personalizada! Desenhada no iPad, a animação de 10 minutos de Hockney, “Bigger Christmas Trees”, estará aqui até 25 de dezembro, transformando a nossa fachada icónica em duas árvores de Natal mágicas com vista para o Rio Tâmisa.”

A Central Elétrica de Battersea – um edifício art déco em Nine Elms construído entre 1929 e 1941, que a certa altura produziu um quinto da energia de Londres – celebrou recentemente o primeiro aniversário da sua reabertura ao público após um encerramento de quase 40 anos. Como parte das celebrações do Natal, a Central Elétrica também criou uma pista de patinagem no gelo e está a realizar uma série de workshops e mercados.

Participando no seu lançamento, o editor de tecnologia do “Independent”, Andrew Griffin, apelidou a obra de “um tributo brilhante e grandioso à maravilha de Hockney, da Central Elétrica de Battersea (e do iPad), tudo em um”. A Battersea Power Station também é a sede da Apple no Reino Unido.

“Bigger Christmas Trees” é o último trabalho de uma longa série de peças feitas por Hockney com produtos Apple. O artista de 86 anos, nascido em Bradford, começou a trabalhar com um iPhone em 2007 e, durante os bloqueios pandémicos de 2020, criou mais de 200 obras de arte num iPad. As suas obras de arte digitais foram exibidas em todo o mundo e, em 2018, uma das ilustrações do iPad de Hockney foi traduzida em vitrais para a Janela da Rainha na Abadia de Westminster.

O título da obra liga a animação a outras obras importantes de Hockney, incluindo a famosa “A Bigger Splash” (1967) - também usada como título para o documentário de 1973 sobre a vida do artista - e a uma das duas retrospectivas do seu trabalho em exibição em Londres este ano, “Bigger & Closer (not smaller & further away)“, realizada no Lightroom de Kings Cross entre fevereiro e dezembro de 2023. A sua outra retrospectiva, “Drawing from Life”, está em exibição na National Portrait Gallery até 21 de janeiro de 2024.

Hockney disse: “A Central Elétrica de Battersea é um edifício tão bonito que queria decorá-lo de uma forma que esperasse trazer alegria e esperança aos londrinos”. As obras serão projetadas nas torres todos os dias, das 17h às 22h30. até 25 de dezembro.


Fonte: Artnet News