Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


ARQUEÓLOGOS GREGOS DESCOBREM UMA CABEÇA DE MÁRMORE DE APOLO DE 1.800 ANOS

2024-04-08




Uma equipa de arqueólogos da Universidade Aristóteles de Salónica descobriu uma cabeça de mármore bem preservada do deus grego Apolo durante escavações em Filipos, no noroeste da Grécia.

Datada do século II ou III d.C., a cabeça apresenta um jovem de traços finos com cachos ondulados e a sua costumeira coroa de louros – detalhes, disseram os arqueólogos, que o identificam como o deus grego do tiro com arco e da música.

Foi descoberto no final de 2023 por uma equipa de 15 estudantes liderada pela professora de Arqueologia Bizantina Natalia Poulos, que dá continuidade ao trabalho da Universidade de Thessaloniki que está em andamento em Filipos desde a década de 1960.

Quando originalmente esculpida, a estátua de Apolo teria uma função devocional. No entanto, os arqueólogos acreditam que a sua localização atual sugere que foi reaproveitada na época medieval e serviu como um dos muitos adornos numa fonte da praça da cidade. A descoberta de uma moeda a representar o Imperador Leão VI levou os investigadores a sugerir que o espaço estava em uso desde o século VIII ou IX.

Filipos foi fundada em 356 AEC pelo rei Filipe II da Macedónia, pai de Alexandre, o Grande. Cresceu em riqueza e proeminência devido à sua posição na Via Egnatia, uma estrada que ligava a Europa à Ásia. A sua importância continuou na era romana e foi o local da batalha climática entre as forças de Marco António e Otaviano e as de Bruto e Cássio. Tornou-se um importante local cristão primitivo após a visita do apóstolo Paulo no primeiro século EC.


Fonte: Artnet News