Links

Concurso de apoio para a produção de obras de arte - Coleção





 

PROGRAMA “APOIO À CRIAÇÃO” - COLEÇÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA "LA CAIXA"

2018-07-27





 


Fundação "la Caixa" lança programa de apoio à arte contemporânea em Portugal

A Fundação bancária “la Caixa” vai destinar 10 milhões de euros este ano para o desenvolvimento de ações sociais, científicas e culturais em Portugal. A Fundação "la Caixa", a primeira fundação em Espanha e uma das mais relevantes a nível internacional, iniciou este ano a implementação da sua ação em Portugal, em resultado da entrada do BPI no Grupo CaixaBank.


Como parte da sua ação cultural no nosso país, a Fundação "la Caixa" lança um programa de apoio à arte contemporânea com a abertura de um novo concurso em Portugal para bolsas com duas linhas: a promoção da curadoria emergente e a produção de obras de arte.


Esta iniciativa reúne toda a experiência da Fundação "la Caixa" ao longo dos anos no apoio de novos talentos na área da cultura em Espanha, procurando assim tornar-se uma referência fundamental no campo artístico peninsular.


 


CONCURSO DE APOIO PARA A PRODUÇÃO DE OBRAS DE ARTE - COLEÇÃO "LA CAIXA" DE ARTE CONTEMPORÂNEA


 


O concurso de apoio à produção artística, de obras de arte, lançado este ano pela Fundação "la Caixa" pretende ser uma força motriz para os artistas que necessitam de apoio económico e profissional para produzir uma obra de arte.


O objetivo da ajuda não se centra numa exposição, antes em fornecer aos artistas os recursos necessários para a produção de uma obra para que esta possa vir a integrar uma exposição ou qualquer outro formato que lhe dê visibilidade sendo este um requisito obrigatório para a obtenção do apoio.


Sem limite de idade, embora com interesse especial em arte emergente – autores com menos de 30 anos –, o concurso pretende fornecer os recursos necessários para a produção de um trabalho que requeira este incentivo económico e profissional para a sua realização.


O apoio económico inclui os honorários para o artista e o custo da produção da obra.


O programa tem um caráter bienal e é dirigido a artistas maiores de 18 anos de nacionalidade portuguesa e espanhola, ou residência num destes países, que tenham um projecto em desenvolvimento, em colaboração com uma entidade terceira (museu, comissário, instituição...) e que requeira produção da obra.


Os artistas além de apresentarem um projecto, terão de elaborar um orçamento de produção e de honorários, e acreditar o compromisso de um terceiro agente implicado na exposição ou difusão posterior da obra produzida. No entanto, a exposição final do trabalho pode ser realizada em qualquer contexto artístico de âmbito nacional ou internacional.


A produção das obras seleccionadas será levada a cabo durante os dois anos seguintes e a Fundação "la Caixa" oferecerá assessoria e acompanhamento aos artistas seleccionados, bem como a possibilidade de acederem a outros recursos externos para complementarem o projeto.


Uma vez produzidas e expostas no seu contexto específico, todas as obras ficarão sob a responsabilidade do comité consultivo da Coleção de Arte Contemporânea "la Caixa", que avaliará a sua possível aquisição e inclusão na coleção.


O prazo de inscrição para participar no concurso de apoio para a produção de obras de arte - Coleção "la Caixa" de Arte Contemporânea, encontra-se aberto até o dia 25 de setembro às 24:00. Os vencedores serão anunciados em dezembro de 2018.


 


>> Toda a informação necessária para concorrer pode ser consultada em: CONVOCATORIA.