Links

Programa de Apoio à Criação da Colecção 'la Caixa' de Arte Contemporânea





 

CONCURSO DE APOIO PARA CURADORES EMERGENTES - FUNDAÇÃO 'LA CAIXA' | 4 MAIO > 23 SETEMBRO

2020-05-04





 


CONCURSO DE APOIO PARA CURADORES EMERGENTES - FUNDAÇÃO "LA CAIXA"


 


A convocatória para curadoria é destinada a curadores de arte com menos de 40 anos, com nacionalidade ou residência espanhola ou portuguesa, que já curaram anteriormente um mínimo de três exposições. Os curadores com uma carreira profissional consolidada não serão considerados.


A convocatória para curadoria traduz-se num programa bienal em que três projectos expositivos serão desenvolvidos a partir das obras da colecção de arte contemporânea “la Caixa” e das colecções MACBA – Museu de Arte Contemporânea de Barcelona. A aposta é em projectos inovadores, tanto em termos de leituras e reflexões, como de formas que proponham abordagens criativas.


As exposições serão incluídas no programa anual da CaixaForum Barcelona, havendo a possibilidade das exposições resultantes serem itinerantes, assim como de realizar possíveis colaborações com outras instituições. As exposições também poderão incluir obras de jovens artistas que estão a iniciar a sua carreira profissional como complemento da colecção, desde que sejam obras já produzidas e que não façam parte dos fundos de outra instituição.


Os três curadores selecionados receberão uma doação de 6.000 euros e contarão com os recursos e assessoria da equipa de exposições da Fundação "la Caixa".


O desenvolvimento de cada projecto terá uma duração total de quatro meses. Durante o primeiro mês, os curadores terão acesso à colecção e à equipa da Fundação "la Caixa" e do MACBA para a definição do projecto, enquanto nos três meses restantes se dedicarão a realizar todas as tarefas de preparação da exposição.

 


O prazo de inscrição para participar no concurso de apoio a curadores emergentes da Fundação "La Caixa" encontra-se aberto de 4 de Maio a 23 de Setembro de 2020. 

 

>>> O Regulamento e toda a informação necessária para concorrer pode ser encontrada em CONVOCATORIAS.