Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

1945 — Hoje


Yayoi Kusama
Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto

Mar Aberto | Shining Indifference


Nicolas Floc’h | Luísa Jacinto
MAAT, Lisboa

Repair/Reparar


Kader Attia, Ângela Ferreira e Francisco Huichaqueo
Hangar - Centro de Investigação Artistica, Lisboa

Idos de Março


André Gomes
Galeria Diferença, Lisboa

Paulo Catrica: PPP - Porosità, Poética e Política


Paulo Catrica
Escola das Artes | Universidade Católica do Porto, Porto

Quodlibet


Rui Macedo
Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira

Razão inversa


Fernando Calhau
Fórum Arte Braga, Braga

Mezzocane


Enzo Cucchi
Culturgest, Lisboa

SEMENTES


Maya Fernandes Kempe
Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa

"Arte no Feminino" - 10 Anos, 10 Artistas


COLECTIVA
Reitoria da Universidade de Lisboa, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.

 


COLECTIVA

289




ASSOCIAÇÃO 289
Sítio das Pontes de Marchil


09 JUL - 15 SET 2018


Inauguração: 14 de Julho, às 19h, no Solar das Pontes de Marchil

Desafiado para ocupar o espaço do Solar, Pedro Cabrita Reis, com o gesto largo que o desenha, trouxe muitos dos seus amigos e ainda lhes disse para trazerem outros tantos. A reunião de toda esta gente, embora despretensiosa como uma coisa de Verão, promete-nos quase o balanço de uma situação artística e pode reservar-nos muitas surpresas, como numa festa inesperada.

O lugar é, desde logo, na sua arquitectura vernácula, deslocação no tempo, por desafectação do destino rural que historicamente lhe coube, muito especial; e os artistas que nele se reúnem constituem, entre nomes muito conhecidos e nomes menos conhecidos, uma rara multidão de vozes individuais.

Aqui se apresentam eles, cruzando-se, prosseguindo encontros antigos ou recentes numa prática de permanente colóquio (com evidentes momentos de solidão e outros tantos de confronto). Em nenhum caso pretendem estabelecer conclusões; cada voz (cada autoria) deverá permanecer irredutível, no seu território próprio - só assim poderá ser produtiva para si, para os outros artistas e para o público.

Os artistas que habitam por momentos os labirintos interiores e os espaços abertos desta velha quinta chegam de tempos diversos, de lugares dispersos e vontades próprias igualmente díspares. Vêm de dois projectos que eram já de espírito aberto e convergiram neste Verão de 2018, em Faro. Uns, estiveram presentes no projecto @British Bar, que podemos ver desde Abril de 2017, nas 3 montras do British Bar, em Lisboa, sob curadoria de Pedro Cabrita Reis. Os outros, integram os artistas e outros convidados do colectivo algarvio 289. A todos estes vêm ainda juntar-se artistas que Cabrita Reis foi convidando ao longo do processo.

João Pinharanda