Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


"Astray", Caroline Mesquita


"Anuário", Uma visão retrospetiva da arte no Porto

Outras recomendações:

Olhares Mútuos


Sophia e Maria Helena
Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, Lisboa

Lost Lover


Coletiva
Rampa, Porto

>e(c(o< / Rio de Parede


Pedro Tudela & Artur Lescher
Kubikgallery, Porto

(In)dispensável ou A pintura que inquieta a colecção do museu


Rui Macedo
MNAC - Museu do Chiado , Lisboa

África Diversidade Comum


Coletiva
Movart, Lisboa

Tu sei la noite


Anna Franceschini
Galeria Vera Cortês, Lisboa

O.F.F LAND


Pedro Calhau
Módulo – Centro Difusor de Arte (Lisboa), Lisboa

A Pele do Fantasma


JOÃO MARIA GUSMÃO + PEDRO PAIVA
Colecção Maria e Armando Cabral, Lisboa

Mamografias por Satélite


Rodrigo Gomes
The Room - video project, Lisboa

Gaze Dithering


David Maljković
Galeria Francisco Fino, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.

 


CAROLINE MESQUITA / COLETIVA

Astray / Anuário - Uma visão retrospetiva da arte no Porto




GALERIA MUNICIPAL DO PORTO
Palácio de Cristal Rua D. Manuel II
4050-346 PORTO

16 MAR - 19 MAI 2019


Inaugurações: 16 de Março, às 18, na Galeria Municipal do Porto


A Galeria Municipal do Porto e a Kunsthalle Lissabon apresentam Astray, um projeto de Caroline Mesquita, concebido em dois momentos expositivos distintos e que introduz o trabalho da artista francesa em Portugal. Apresentado de forma colaborativa pelas duas instituições, o projeto adota a estrutura narrativa do género literário da ficção científica, explorando os limites da representação no decurso da sexta extinção em massa.

Com curadoria de Sofia Lemos, o novo projeto expositivo, desenvolvido especificamente para o espaço da Galeria Municipal, combina escultura e imagem em movimento. Apelando ao autorreconhecimento como possibilidade de comunicação e agenciamento ético, uma metamorfose fílmica e escultórica opera através dos corpos e dos tempos narrativos que habitam o projeto. A Galeria Municipal converte-se num museu temporário de incerteza estética, onde Mesquita sugere a possibilidade de uma redefinição relacional de categorias como ‘natureza’ e ‘cultura’, expandindo-as para além do testemunho, da memória e da exploração objetiva.

Curadoria:
Sofia Lemos


:::


Anuário consiste num projeto de análise reflexiva sobre as práticas curatoriais e artísticas no Porto ao longo de um ano. Este projeto – integrado na plataforma Pláka, que agrega as políticas de apoio do município à arte contemporânea – foi concebido por João Ribas e Guilherme Blanc e desenvolvido por um coletivo de cinco curadores que os dois convidaram a acompanhar, documentar e analisar projetos artísticos apresentados em espaços públicos da cidade. Este é o primeiro Anuário, uma exposição que resultou de um trabalho continuado de pensamento sobre a produção artística e de um processo de curadoria participado, em que as perspetivas de cinco curadores confluem num entendimento sobre a arte no Porto no último ano.

Curadoria:
Joana Machado, Joaquim Durães, José Maia, Miguel Flor, Rita Castro Neves

Um projeto de:
Guilherme Blanc, João Ribas

Artistas:
ÁCIDA, Ana Pérez-Quiroga, Belén Uriel, berru, Cristina Regadas, Dayana Lucas, Dinis Santos, Diogo Tudela, Dj Urânio & MC Sissi, Dylan Silva, Fernando Sebastião, Garcia da Selva & Mafalda Santos, Hernâni Reis Baptista, João Paulo Serafim, João Pedro Vale + Nuno Alexandre Ferreira, José Almeida Pereira, José Oliveira, Lyz Parayzo, Manuela dos Campos, Missing Artist Foundation, Mónica Baptista, Parva, Paulo Lisboa, Paulo Mendes & António Olaio, Pedro Magalhães, Pedro Saraiva, Richie Culver, Sereias, Silvestre Pestana, Thiago Rocha Pitta, Xavier Paes, Xoan Torres.