Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

Exercícios de Comunicação Poética com Outros Operadores Estéticos


Ernesto de Sousa
Vários locais/Lisboa, Lisboa

Sarkis


Cláudio Garrudo
Galeria das Salgadeiras (Atalaia), Lisboa

FPM#3 – Da construção ao imaginário


COLECTIVA
Fundação PLMJ, Lisboa

NOVA GENTE


Musa Paradisíaca
Galeria Quadrado Azul (Novo espaço em Lisboa), Lisboa

A NATUREZA EM MOVIMENTO


Alberto Carneiro
Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, Santo Tirso

ARRÁBIDA BOUND


Miguel Palma, Luís Palma
.insofar art gallery, Lisboa

ARQUEÓLOGAS DO AFECTO


Erica Maluguinto, Hariel Revignet, Kika Carvalho, Mariana Rodrigues, Rosana Paulino
Bruno Múrias,

WE LOVE UGO RONDINONE


São José Correia
Plataforma Revólver, Lisboa

SAUDADES


Paula Rego
Galeria 111, Lisboa

1189 - 2021 : COMMENTARIUM IN APOCALYPSIN


Magda Delgado, Pedro Pascoinho
No.No, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.

 


TATIANA MACEDO / HORÁCIO FRUTUOSO

Ciclo “Museu das Obsessões”




CAV - CENTRO DE ARTES VISUAIS
Pátio da Inquisição 10
3001-221 COIMBRA

02 OUT - 28 NOV 2021


Inauguração: 02 Outubro, às 18h, no Centro de Artes Visuais, Pátio da Inquisição – Coimbra


Ciclo “Museu das Obsessões”

Curadoria: Ana Anacleto

No dia 02 de Outubro abrem ao público, no CAV, duas novas exposições do ciclo “Museu das Obsessões”, concebido e programado para o CAV por Ana Anacleto, por um período de dois anos. “Soundtracks for the Deaf” de Tatiana Macedo e “Sétimo Dia” de Horácio Frutuoso dão continuidade ao ciclo iniciado em Fevereiro de 2020 e procuram aprofundar as premissas da proposta conceptual definida pela curadora.

O ciclo de exposições “Museu das Obsessões”, assente numa ideia de liberdade e de transversalidade, recupera um conceito criado por Harald Szeemann, no início dos anos 70, que pretendia albergar todo o tipo de iniciativas decorrentes das práticas artísticas suas contemporâneas, explorando de forma livre (fora dos constrangimentos institucionais) todas as suas possibilidades de apresentação.

Neste sentido, damos continuidade ao ciclo através da apresentação de duas exposições individuais de dois artistas portugueses de gerações distintas.

Na sala principal do CAV apresentamos uma exposição que reúne um conjunto de obras concebidas e apresentadas em diferentes contextos pela artista Tatiana Macedo, articuladas com obras novas produzidas para o contexto da exposição.

Na sala Project Room (espaço vocacionado para projectos especiais com um carácter mais experimental) contamos com a apresentação de uma instalação inédita de Horácio Frutuoso, especialmente concebida para este contexto.


:::


TATIANA MACEDO
Soundtracks for the Deaf

A exposição no CAV, com o título “Soundtracks for the Deaf”, centra a sua atenção na presença sonora, na relação da imagem com o som e na dimensão evocativa das imagens enquanto veículos sonoros, valorizando a condição perceptiva decorrente do processo de audição. A exposição constitui-se da apresentação de uma selecção de trabalhos pré-existentes a par da apresentação de obras novas concebidas especificamente para o contexto da exposição.



HORÁCIO FRUTUOSO
Sétimo Dia

A exposição no Project Room do CAV, com o título “Sétimo Dia”, especialmente concebida para este contexto, dá continuidade à investigação que o artista tem vindo a desenvolver em torno da pintura e do seu potencial poético, aliás, da sua manifestação enquanto possibilidade sincrética, na articulação com o espaço e com os restantes elementos simultaneamente textuais e visuais.