Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

Exercícios de Comunicação Poética com Outros Operadores Estéticos


Ernesto de Sousa
Vários locais/Lisboa, Lisboa

Sarkis


Cláudio Garrudo
Galeria das Salgadeiras (Atalaia), Lisboa

FPM#3 – Da construção ao imaginário


COLECTIVA
Fundação PLMJ, Lisboa

NOVA GENTE


Musa Paradisíaca
Galeria Quadrado Azul (Novo espaço em Lisboa), Lisboa

A NATUREZA EM MOVIMENTO


Alberto Carneiro
Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, Santo Tirso

ARRÁBIDA BOUND


Miguel Palma, Luís Palma
.insofar art gallery, Lisboa

ARQUEÓLOGAS DO AFECTO


Erica Maluguinto, Hariel Revignet, Kika Carvalho, Mariana Rodrigues, Rosana Paulino
Bruno Múrias,

WE LOVE UGO RONDINONE


São José Correia
Plataforma Revólver, Lisboa

SAUDADES


Paula Rego
Galeria 111, Lisboa

1189 - 2021 : COMMENTARIUM IN APOCALYPSIN


Magda Delgado, Pedro Pascoinho
No.No, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.

 


SÃO JOSÉ CORREIA

WE LOVE UGO RONDINONE




PLATAFORMA REVÓLVER
Rua da Boavista 84
1200-068 LISBOA

20 NOV - 22 JAN 2022


Inauguração: 20 NOVEMBRO 2021, 16h-19h

Criação São José Correia


SÃO JOSÉ IN LOVE WITH UGO RONDINONE

Há mais de duas décadas que Ugo Rondinone cruza as fronteiras entre mediação cultural e disciplinas. A obra deste famoso artista suíço é muitas vezes constituída por lógicas e questões quotidianas como instâncias centrais que assumem uma dimensão poética. Ugo cria ambientes sugestivos que capturam a atenção dos visitantes, dos quais eles se tornam parte. É um artista multimédia na interseção da arte conceptual e do romantismo.
“We love Ugo Rondinone” é uma criação de São José Correia, é teatro performance, uma declaração de amor a Ugo Rondinone. Mas acima de tudo representa um processo interdisciplinar surpreendente, em que um cenário especial é montado para exibir uma videoinstalação da performance, “We Love Ugo Rondinone”, que São José Correia realizou em parceria com ‘As Crianças Loucas’ e Wagner Borges; a direção de fotografia é de Bárbara Sales e a montagem de António Mendes; uma espécie de experiência teatral; em relação a um espaço específico / imersivo; arte performativa / digital.
A ironia como uma declaração insólita, sensível, sem ser sentimental, de que as personagens são os palhaços – eles reagem a um questionário sobre Ugo Rondinone, com comportamentos imprevisíveis que não oferecem associações claras – é o meio eficaz, simples, inclusive poético, que São José usa, para habitar a obra de Ugo. São José in love with Rondinone é um díptico performativo e media, que remete para uma observação apaixonada da obra do artista suíço Ugo Rondinone, uma experiência sensorial com aquilo que denomino 'empatia contemplativa' em relação à obra de Ugo Rondinone. Elenco: Catarina Rabaça, Cirila Bossuet, David Esteves, Inês Realista, João Cachola, Rodrigo Tomás e Wagner Borges. Espaço: um local sagrado. Adereços para performance: perucas coloridas, vestidos de festa, nariz palhaço, etc.


VPF


São José Correia vive e trabalha em Lisboa, é atriz e realizadora.