Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

WIND DREAMS


Joana Escoval
Galeria Vera Cortês, Lisboa

CAIU


Corpo Atelier, Fala Atelier e Nuno M. Sousa
GAMA RAMA Gallery, Faro

O Nu e a Madeira


Daniel Dewar & Grégory Gicquel
Culturgest, Lisboa

Lisboa Clichê


Daniel Blaufuks
Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, Lisboa

Estar em P


Sara Chang Yan
Madragoa, Lisboa

Um Mês Acordado


Alexandre Estrela
ZDB - Galeria Zé dos Bois, Lisboa

LUVAS BRANCAS


Pedro Valdez Cardoso
Galeria Fernando Santos (Porto), Porto

O único espectáculo é o da espera


Tiago Baptista
3 + 1 Arte Contemporânea, Lisboa

PEQUENOS FOGOS


José Leonilson / Tomás Cunha Ferreira
Brotéria, Lisboa

A GUERRA GUARDADA


Maria José Lobo Antunes / Inês Ponte
Museu do Aljube, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.

 


COLECTIVA

FPM#3 – Da construção ao imaginário




FUNDAÇÃO PLMJ
Av. Fontes Pereira de Melo 43
1050-119 LISBOA

02 DEZ - 31 MAR 2022


Inauguração: 2 de Dezembro, das 18h às 20h, na Galeria da Fundação PLMJ, em Lisboa



FPM#3 – Da construção ao imaginário


Artistas: Adelina Lopes, Ana Pérez-Quiroga, Barbas Lopes Arquitectos, Bruno Pacheco, Carla Cabanas, Carlos Correia, Catarina Botelho, Catarina Leitão, Cláudia Mateus, Ding Musa, Ihosvanny, Inez Teixeira, João Pedro Vale, Jorge Molder, Jorge Simões, José Cabral, Julião Sarmento, Lino Damião, Nuno Cera, Paulo Brighenti, Paulo Catrica, Pedro Casqueiro, Ricardo Bak Gordon, Rodrigo Oliveira, Sofia Leitão, Susana Mendes Silva, Tang Kuok Hou e Vítor Pomar

Curador: João Silvério


:::


COLEÇCÃO FUNDAÇÃO PLMJ
A colecção de arte contemporânea pertencente à Fundação PLMJ teve a sua génese no final do século XX, assentando no lema da sua entidade instituidora - a PLMJ - Advogados, SP, RL (PLMJ) - «Uma Sociedade de Advogados como Espaço de Cultura». Caracteriza-se como uma colecção de tipo empresarial (Corporate Art Collection) com reconhecimento nacional e internacional. A colecção é partilhada e usufruída por todos os colaboradores e advogados da PLMJ, encontrando-se em permanente exposição por todos os espaços da sua sede em Lisboa e escritórios deslocalizados noutras geografias, como uma construção da memória e do património cultural activo do nosso tempo. O seu acervo, que conta com cerca de 1300 obras de arte, expressa a diversidade da criação artística em três vectores fundamentais.

O primeiro consiste no acompanhamento das novas gerações de artistas. O segundo, de âmbito internacional, na relação e atenção à produção artística dos países pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Finalmente, o terceiro vector consiste na partilha e divulgação, nacional e internacional, da colecção através de um programa de exposições e de edições de catálogos e livros monográficos.

A colecção da Fundação PLMJ integra no seu acervo núcleos compreensivos das disciplinas e meios artísticos que marcaram a arte contemporânea na transição do século XX para a actualidade.