Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

IMAGO LISBOA PHOTO FESTIVAL


COLECTIVA
MNAC - Museu do Chiado , Lisboa

A Dialogue


Rui Chafes e Olaf Metzel
Jahn und Jahn, Lisboa

APARATO


Rui Macedo
Fundação Eugénio de Almeida, Évora

Objects


Daniel Gustav Cramer
Galeria Vera Cortês, Lisboa

When what you see reminds you of him...


Vasco Araújo
Galeria Presença (Porto), Porto

Se o branco tivesse asas


Beatriz Roquette
Galeria na Montra, Lisboa

QUADRUM 50 anos, uma fogueira cultural


COLECTIVA
Galerias Municipais - Galeria Quadrum, Lisboa

Guiné-Bissau 1990


António Júlio Duarte
Galeria Bruno Múrias, Lisboa

Dueto


Joan Jonas e Maria Paz
Galeria Municipal do Porto, Porto

Rethinking Identity


Lois Cid, Lara Jacinto e Maria Gruzdeva
Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.

 


COLECTIVA

QUADRUM 50 anos, uma fogueira cultural




GALERIAS MUNICIPAIS - GALERIA QUADRUM
Palácio dos Coruchéus, Rua Alberto Oliveira nº 52
1700-019 LISBOA

16 SET - 21 JAN 2024


INAUGURAÇÃO: 16 de Setembro às 21h00 nas Galerias Municipais - Galeria Quadrum, Lisboa

Um projeto curatorial de Paulo Mendes

Artistas: Ana Hatherly, Alberto Carneiro, Alexandra do Carmo, António Olaio, António Poppe, Cristina Mateus, Ernesto de Sousa, E. M. de Melo e Castro, Fernando Brito / Ases da Paleta, João Vieira, Jorge Molder, Julião Sarmento, Miguel Leal, Miguel Palma, Paulo Mendes, Salette Tavares



:::


Por ocasião dos 50 anos da Galeria Quadrum, as Galerias Municipais inauguram no dia 16 de Setembro, a exposição Quadrum 50 anos, uma fogueira cultural, um projeto curatorial de Paulo Mendes.

Em 2023, comemoram-se cinquenta anos desta galeria histórica, ímpar na sua visão e experimentalismo no contexto artístico português. Por ela passaram muitos artistas seminais para o meio das artes plásticas ao longo das várias décadas de atividade. Esta exposição integra obras históricas de António Olaio, Ernesto de Sousa, Alberto Carneiro, João Vieira, Jorge Molder, Julião Sarmento, Miguel Palma, Cristina Mateus, Paulo Mendes, Fernando Brito, Alexandra do Carmo, Ana Hatherly, Miguel Leal, Salette Tavares, E. M. de Melo e Castro, além de documentação, em papel e em registo vídeo, recolhida no espólio documental da Galeria e noutros espólios documentais.

A inauguração desta exposição – com performances de António Olaio e António Poppe a partir de textos do arquivo expositivo da Quadrum - foi pensada pelo curador deste projeto como um momento singular de celebração para a comunidade artística, de modo abrangente e transversal - artistas, curadores, representantes de instituições, galerias, colecionadores, imprensa – mas também para o público em geral. A entrada é gratuita.