Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

Matéria / Ação


Escultura e vídeo dos anos 1960 e 1970
Museu Leopoldo de Almeida, Caldas da Rainha

Continuidad de los Parques | Da Sebe ao Ser


Rubén Rodrigo | André Vaz
Galeria Fernando Santos (Porto), Porto

Projeções 2025


O Desenho na FBAUP
Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende, Gondomar

Zoetrope


Alexandre Baptista
Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, Coimbra

Uma Biografia Pintada


Eduardo Arroyo
Centro Cultural de Cascais, Cascais

So many names


Luísa Jacinto
Córtex Frontal - Residência de Arte e Investigação, Arraiolos

OUTROS LUGARES / EVERYWHERE


Antoni Muntadas
Cristina Guerra Contemporary Art, Lisboa

VOLTA AO MUNDO/AROUND THE WORLD


Lawrence Weiner
Panteão Nacional, Lisboa

PADA 51 + OPEN STUDIOS


COLECTIVA
PADA Studios, Barreiro

LÂMINA DA LUA


Curadoria de Ana Rito e Hugo Barata
DUPLACENA 77, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.

 


COLECTIVA

A Invenção Surrealista




CASA DA LIBERDADE € MáRIO CESARINY
Escolas Gerais 13
1100-218 LISBOA

27 AGO - 21 SET 2024


INAUGURAÇÃO: 27 de Agosto na Casa da Liberdade - Mário Cesariny, Lisboa

Curadoria: Carlos Cabral Nunes



Dando continuidade à celebração do 75º aniversário da 1ª Exposição d’Os Surrealistas em Portugal, cuja exposição patente na Perve Galeria se tem revelado um ponto de encontro imprescindível entre o público e as obras dos artistas que tornaram Portugal num dos pontos de referência para o movimento Surrealista internacional, a partir dos anos 1940/1950, inaugura-se agora, no próximo dia 27 de Agosto, a mostra «A Invenção Surrealista», que terá lugar na Casa da Liberdade - Mário Cesariny a partir das 17h, onde o público poderá ver algumas obras inéditas daqueles que foram os artistas da reinvenção e da espontaneidade surrealista em Portugal.


:::



Foi no final da década de 1940, que um grupo de artistas decidiu juntar-se e reclamar para si o título de «Os Surrealistas», criando em Portugal a possibilidade de reinvenção e liberdade que o Movimento Surrealista internacional clamava para si desde a década de 1920.

Patente na Casa da Liberdade - Mário Cesariny até 7 de setembro, «A Invenção Surrealista» promete agora mostrar ao público a criação artística inédita dos nomes que integraram o grupo d’Os Surrealistas. Henrique Risques Pereira, Mário Henrique Leria, António Maria Lisboa, Pedro Oom, Mário Cesariny, Cruzeiro Seixas, Carlos Eurico da Costa e Fernando Alves dos Santos, António Paulo Tomaz, Carlos Calvet, Fernando José Francisco e João Artur da Silva, são artistas que o público terá agora a oportunidade de (re)descobrir, através de obras significativas, algumas das quais nunca antes mostradas no contexto nacional, já que provêem de coleções internacionais.

Será também alvo de transformação o núcleo inicial desta celebração, patente na Perve Galeria, com a exposição dedicada ao «75.º Aniversário da 1.ª Exposição d’Os Surrealistas», onde se realizará uma reestruturação da mostra, a fim de incorporar obras inéditas, que convertem a exposição final numa verdadeira súmula daquele que foi o Surrealismo Português, e acima de tudo, de quem foram afinal os seus protagonistas.

Na mesma semana, a partir de 31 de agosto, será possível visitar, e apenas mediante marcação prévia, a exposição “O Arquivo Aberto”, no segundo espaço da Perve Galeria, “aPGn2 - a PiGeon too”, localizado em Alcântara. Aí, o público poderá descobrir obras que se encontravam anteriormente inacessíveis, podendo também visitar os acervos da galeria.