Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

Impressões Digitais. Coleção MNAC


COLECTIVA
MNAC - Museu do Chiado , Lisboa

DE UM TRAÇO, TRAI: Desenhos de Júlio Pomar


Júlio Pomar
Atelier-Museu Júlio Pomar, Lisboa

Resistir! Os Portugueses no Sistema Concentracionário do III Reich


COLECTIVA
Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira

Canções para um burro morto | Milagro


Mauro Cerqueira | Flávia Vieira
Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Guimarães

UM UIVO QUE CONTAGIA_IMAGENS e PATOLOGIAS (?)


COLECTIVA
Fórum da Maia, Maia

RETRATOS: OS ORIGINAIS


André Ruivo
Tinta nos Nervos, Lisboa

NERVO: OBSERVATÓRIO DO FOTOLIVRO PORTUGUÊS NO SÉC. XXI


COLECTIVA
Ar.Co Centro de Arte e Comunicação Visual (Xabregas), Lisboa

SINGSONG


COLECTIVA
ZDB - Galeria Zé dos Bois, Lisboa

Goin' Home


Noé Sendas
Brotéria, Lisboa

Inner Spirits and Outer Landscapes


COLECTIVA
Hangar - Centro de Investigação Artistica, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.

 


NICHOLAS NIXON

Coleções Fundación MAPFRE




CENTRO CULTURAL DE CASCAIS
Av. Rei Humberto II de Itália
2750-800 CASCAIS

16 NOV - 16 FEV 2025


INAUGURAÇÃO: 16 de Novembro às 18h00 no Centro Cultural de Cascais


:::


Conhecido pelos seus comoventes retratos a preto e branco, Nicholas Nixon (Detroit, EUA, 1947) ocupa um lugar proeminente na história da fotografia contemporânea. A exposição no Centro Cultural de Cascais, organizada a partir da Coleção Fundación MAPFRE, é a primeira grande retrospetiva da obra do fotógrafo norte-americano em Portugal e a maior alguma vez realizada a nível mundial. É também a primeira vez que a extraordinária série “As Irmãs Brown” é exposta na íntegra. A inauguração acontece a 16 de novembro. O fotógrafo e a esposa, Beverly (Bebe) Brown, estarão presentes.

Com mais de 200 fotografias tiradas entre 1974 e 2022, a exposição “NICHOLAS NIXON – Coleções Fundación MAPFRE”, no Centro Cultural de Cascais a partir de 16 de novembro, será a maior retrospetiva da obra do premiado fotógrafo norte-americano até a data. Na exposição, comissariada por Carlos Gollonet, curador-chefe da Coleção Fundación MAPFRE, as fotografias são apresentadas cronologicamente, agrupadas em núcleos temáticos – das frias fotografias urbanas do início da sua carreira aos retratos das irmãs Brown, sem dúvida uma das mais contundentes e tocantes reflexões sobre a passagem do tempo na história da fotografia.

Mestre de uma técnica aperfeiçoada ao longo dos anos, Nicholas Nixon fotografa com o recurso a câmaras de grande formato, que impõem a proximidade e a cooperação dos retratados. De perto, o fotógrafo explora o potencial descritivo da câmara para compor imagens que mostram o visível para revelar o intangível: o amor, a paixão, a felicidade, o sofrimento, a intimidade, a passagem do tempo, a solidão. Sem estereótipos, as imagens de Nixon afloram a humanidade e as emoções contidas nas expressões dos retratados.

Nicholas Nixon é o autor da série fotográfica “As Irmãs Brown”, uma das mais importantes obras da fotografia contemporânea. Todos os anos, de 1975 e 2022, Nixon fotografou as irmãs Heather, Mimi, Bebe e Laurie. Na retrospetiva no Centro Cultural de Cascais, todos os 48 retratos que compõem a série vão estar expostos. Como num álbum de família (Nixon e Bebe casaram-se em 1971), estas fotografias remetem-nos para momentos e emoções passadas. Ano após ano, vemos o correr do tempo nos rostos das irmãs, mudanças físicas, mas, se observarmos atentamente, também psicológicas. O curador Carlos Gollonet observa que o “que confunde e fascina nesta série, a meio caminho entre a objetividade documental e a intimidade emocional, é a mudança, o ritmo dentro da repetição. Cada fotografia ganha corpo e significado à medida que se junta às outras, e é na série que adquire toda a sua força”.


:::


Nicholas Nixon (Detroit, EUA, 1947) estudou Literatura Americana na Michigan University e Fotografia na University of New Mexico. Desde os anos de 1970 que trabalha como fotógrafo independente. Foi também professor de fotografia no Massachusetts College of Art and Design. As suas obras foram exibidas em algumas das instituições mais importantes do mundo, como o Art Institute of Chicago, o MoMA de Nova Iorque, o Musée d’Art Moderne de Paris, o CO/Berlin, a Fondation A Stichting de Bruxelas e a sede da Fundación MAPFRE em Madri.