O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.
VASCO ARAÚJO
Romance
VáRIOS LOCAIS/LISBOA
04 MAR - 30 MAR 2025
INSTALAÇÃO: 4 a 30 de março, em vários locais da cidade de Lisboa, no âmbito do projeto anual «Uma Obra em Seis Partes» Horário: Terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h, com entrada livre.
Instalação: Romance (2025) de Vasco Araújo
Curadoria: Sara Antónia Matos e Pedro Faro
Locais: Pavilhão Branco, Galeria Quadrum, Atelier Museu Júlio Pomar, Galeria da Boavista, Torreão Nascente da Cordoaria Nacional e Galeria Avenida da Índia.
As Galerias Municipais e o Atelier-Museu Júlio Pomar apresentam a partir de dia 4 de março a instalação de Vasco Araújo, Romance, 2025 no âmbito do projeto anual «Uma Obra em Seis Partes», iniciado em 2024.
Vasco Araújo foi convidado a realizar uma peça para as entradas dos seis espaços de Arte Contemporânea da EGEAC: Pavilhão Branco, Galeria Quadrum, Atelier Museu Júlio Pomar, Galeria da Boavista, Torreão Nascente da Cordoaria Nacional e Galeria Avenida da Índia.
A instalação de Vasco Araújo intitulada 'Romance', 2025 desenvolve-se em seis andamentos, seis excertos de uma narrativa ou ficção autobiográfica, exigindo uma deslocação do espectador pela cidade de Lisboa para a sua total experiência, leitura e apreensão. As seis partes, coincidem com seis capítulos de um romance que podem ser recolhidos, em folhas, sobre plintos, em cada local.
O usufruto completo da obra só é possível com a deslocação aos seis espaços onde se encontra instalada, que por ordem sequencial:
1. Pavilhão Branco (pp. 1 e 2) 2. Galeria Quadrum (pp. 3 e 4) 3. Atelier Museu Júlio Pomar (pp. 5 e 6) 4. Galeria da Boavista (pp. 7 e 8) 5. Torreão Nascente da Cordoaria Nacional (pp. 9 e 10) 6. Galeria Avenida da Índia (pp.11 e 12)