Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notÃcias de arte contemporânea.
ARTECAPITAL RECOMENDA

Outras recomendações:
Cartazes sem Censura
25 de Abril e a Revolução do «Verão Quente»
MAC/CCB - Museu de Arte Contemporânea, Lisboa

Time Stands Still. Fotografias, 1980–2023
Jeff Wall
MAAT, Lisboa

…e o perú fugiu!
COLECTIVA
Carpintarias de São Lázaro - Centro Cultural, Lisboa

Travelling
Chantal Akerman
MAC/CCB - Museu de Arte Contemporânea, Lisboa

Pau-Campeche
Flávia Vieira
Galerias Municipais - Galeria da Boavista, Lisboa

MENINOS DE CORO
Francisca Carvalho, Gonçalo Pena, João Fonte Santa
Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, Coimbra

Exposição 15ª edição
Prémio Novos Artistas Fundação EDP
MAAT, Lisboa

Entre os vossos dentes
Paula Rego e Adriana Varejão
CAM - Centro de Arte Moderna, Lisboa

O FARDO DO HOMEM BRANCO
João Fonte Santa
MNAC - Museu do Chiado , Lisboa

O Palácio da Cidade de Keil do Amaral
Keil do Amaral
Palácio Pimenta - Museu Lisboa, Lisboa

ARQUIVO:
O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.
NADIR AFONSO
A irresistÃvel paixão pela pintura

MUSEU MUNICIPAL DE FARO
Praça Dom Afonso III 14
8000-149
08 MAR - 01 JUN 2025


INAUGURAÇÃO: 8 de Março pelas 16 horas, no Museu Municipal de Faro Nadir Afonso (1920-2013) - A irresistÃvel paixão pela pintura Curadoria: Rita Maia Gomes Nadir Afonso Rodrigues nasceu em Chaves a 4 de Dezembro de 1920 e faleceu em Cascais em 11 de Dezembro de 2013. Diplomou-se em Arquitectura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Em 1946, estuda pintura na École des Beaux-Arts de Paris, e obtém por intermédio de Portinari uma bolsa de estudo do governo francês. Até 1948 e novamente em 1951 foi colaborador do arquitecto Le Corbusier; nomeadamente no projecto da cidade radiosa de Marselha, e serviu-se algum tempo do atelier de Fernand Léger. De 1952 a 1954, trabalha no Brasil com o arquitecto Oscar Niemeyer. Nesse ano, regressa a Paris, retoma contacto com os artistas orientados na procura da arte cinética, desenvolvendo os estudos sobre pintura que denomina «Espacillimité». Na vanguarda da arte mundial expõe em 1958 no Salon des Réalités Nouvelles «espacillimités» animado de movimento. Em 1965, Nadir Afonso abandona definitivamente a arquitectura; consciente da sua inadaptação social, refugia-se pouco a pouco num grande isolamento e acentua o rumo da sua vida exclusivamente dedicada à criação da sua obra.

|