Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

HABITAR PORTUGAL


COLECTIVA
MAC/CCB - Museu de Arte Contemporânea, Lisboa

Afinidades Coletivas: Joan Miró e a Arte Contemporânea na Coleção do Museu de Serralves


COLECTIVA
Casa de Serralves, Porto

Arder a Palavra


Isabel Carvalho
Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende, Gondomar

Detritos Cósmicos / Cosmic Debris


Nuno Cera
Galeria Diferença, Lisboa

Antes de subir à tona / COL.#03-26 Baralho, 2017


Cristina Robalo / Pedro Casqueiro
Fundação Carmona e Costa, Lisboa

Turn around. Um olhar sobre a Coleção de Arte Fundação EDP (Parte 1) / A Carpintaria da Central Tejo, 1936-2013


COLECTIVAS
MAAT, Lisboa

Inverno


André Romão
Galeria Vera Cortês (Alvalade), Lisboa

exposição individual


João Paulo Feliciano
Cristina Guerra Contemporary Art, Lisboa

A Oeste Nada de Novo


Colectiva
Galeria Pedro Oliveira, Porto

Terror sem nome


David Condeço, Gas Cohen, Inês Costa, Rita Borralho Silva
Rampa (Armazém K), Porto

ARQUIVO:

O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.

 


COLECTIVA

Imagens intangíveis




CARPINTARIAS DE SãO LáZARO
R. São Lázaro 72
1150-199

04 SET - 05 OUT 2025


INAUGURAÇÃO: 4 de setembro, das 18h às 22h, nas Carpintarias de São Lázaro, Lisboa



Imagens intangíveis

Curadoria de Filippo De Tomasi, Isabel Stein e Maura Grimaldi

ARTISTAS
Carla Cabanas, Henrique Pavão, Hugo de Almeida Pinho, Mariana Caló & Francisco Queimadela, Maura Grimaldi, Noé Sendas, Nuno Vicente e Tânia Dinis.


A 4 de setembro, as Carpintarias de São Lázaro em Lisboa recebem a exposição coletiva Imagens intangíveis com curadoria de Filippo De Tomasi, Isabel Stein e Maura Grimaldi.

A mostra é composta por obras que lidam com a projeção luminosa fixa fotográfica, desde diapositivos até lanternas óticas. Este enfoque relaciona-se com as investigações curatoriais e artísticas dos três organizadores, destacando nove artistas atuantes em Portugal de diferentes gerações e com abordagens temáticas distintas: Carla Cabanas, Henrique Pavão, Hugo de Almeida Pinho, Mariana Caló & Francisco Queimadela, Maura Grimaldi, Noé Sendas, Nuno Vicente e Tânia Dinis.


A exposição aborda desde o questionamento da função normativa dos aparatos óticos, até questões como: memória, arquivo, fabulação, performatividade e obsolescência dos dispositivos. Sendo assim, as experiências do espectador refletem uma pluralidade de interpretações e leituras feitas pelos artistas, não existindo um percurso unívoco.

Ademais, a necessidade de pensar sobre a dimensão da projeção luminosa no âmbito fotográfico surgiu da percepção de que, apesar de haver uma profícua produção plástica em território português relacionada à temática, pouco se produziu de conteúdo crítico e curatorial em língua portuguesa a esse respeito. Tendo como referência as mostras Dia/Slide/Transparency — Materialien zur Projektionskunst (Alemanha, 2000), SlideShow (EUA, 2005), Projektion: Chan, EXPORT, Fischli/Weiss, Gander... (Suíça, 2006) e Diapositive: Histoire de la photographie projetée (Suíça, 2017), a exposição Imagens intangíveis evidencia a necessidade de uma reflexão estruturada sobre as projeções fotográficas, os seus usos e funções ao longo da história e como artistas contemporâneos vêm problematizando tais dispositivos.

Por fim, estão previstas atividades paralelas abertas ao público: visita guiada com os curadores da mostra, conversa com parte dos artistas programados e uma oficina de caráter educativo voltado ao público infantojuvenil. Na conversa, contaremos com membros do Instituto de Comunicação da Nova (ICNOVA) enquanto moderadores.