Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

Heterotopic Turbulences


Michael Najjar
Galeria Filomena Soares, Lisboa

Chuva de Verão


Obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado
Centro de Artes de Sines, Sines

Cultura do Corpo: Edição Porto + Para Voz


Augustas Serapinas e Lydia Ourahmane
Galeria Municipal do Porto, Porto

Era Uma Vez na América | Conversa de Corvos


COLECTIVA + Fariba Hajamadi
Pavilhão Julião Sarmento, Lisboa

Peso-Contra-Peso


COLECTIVA
MACAM - Museu de Arte Contemporânea Armando Martins, Lisboa

from here to ear


Céleste Boursier-Mougenot
MAAT, Lisboa

A Delicadeza do Excesso


Mariana Palma
Kubikgallery Lisboa, Lisboa

Kabsh Qrunfol, wearing cloves


Mirna Bamieh
Hangar - Centro de Investigação Artistica, Lisboa

Raia


Rodrigo Vilhena
Galeria Municipal de Mourão, Mourão

Mongolian Horse in North Wind


Wang Zhengping
Ochre Space, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.

 


PAULO SCAVULLO

Amáveis Atacantes




TINTA NOS NERVOS
Rua da Esperança 39, Madragoa
1200-655 LISBOA

13 JUN - 11 JUL 2026


INAUGURAÇÃO: sábado, 13 junho, 16h, na Tinta nos Nervos


AMÁVEIS ATACANTES
desenhos tipográficos digitais
de Paulo Scavullo



Reunindo os desenhos que ilustraram um livro de poesia de Regina Guimarães (Levantamento, ed. Hélastre, 2024), aos quais foram acrescentados outros com a mesma origem, a exposição de Paulo Scavullo, citando um verso desse livro, tem como título “Amáveis Atacantes”.

Estes desenhos, que estão na iminência de serem palavras, na medida em que são construídos a partir de fontes tipográficas, escondem a sua condição de texto potencial e convidam-nos a decifrar o lugar oculto das suas origens.

As figuras improváveis que se mostram nesta exposição desfilam numa espécie de parada ruidosa de corpos híbridos e inquietantes, dotados de uma enorme capacidade de irrisão.


:::

Paulo Scavullo (1965, Porto) é um artista visual que tem mostrado o seu trabalho multidisciplinar em exposições individuais e colectivas, em Portugal e no estrangeiro, desde meados dos anos 90.
Estudou Artes Gráficas na Escola Soares dos Reis no Porto, fez licenciatura em Arte Multimédia na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde frequentou o Mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas. Tem trabalho gráfico desenvolvido para diversas instituições culturais, como a Culturgest, a Fundação Calouste Gulbenkian ou a Casa Fernando Pessoa, entre outras.
Foi ilustrador no semanário Expresso na década de 90 e concebeu também capas de livros e discos para várias editoras. Em 2002 formou a banda pop “Post Hit” com a qual editou singles e os álbuns “Post Hit” em 2005 e “Hitmusic” em 2015. Vive e trabalha entre Lisboa e o Alentejo.

.