Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

Heterotopic Turbulences


Michael Najjar
Galeria Filomena Soares, Lisboa

Chuva de Verão


Obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado
Centro de Artes de Sines, Sines

Cultura do Corpo: Edição Porto + Para Voz


Augustas Serapinas e Lydia Ourahmane
Galeria Municipal do Porto, Porto

Era Uma Vez na América | Conversa de Corvos


COLECTIVA + Fariba Hajamadi
Pavilhão Julião Sarmento, Lisboa

Peso-Contra-Peso


COLECTIVA
MACAM - Museu de Arte Contemporânea Armando Martins, Lisboa

from here to ear


Céleste Boursier-Mougenot
MAAT, Lisboa

A Delicadeza do Excesso


Mariana Palma
Kubikgallery Lisboa, Lisboa

Kabsh Qrunfol, wearing cloves


Mirna Bamieh
Hangar - Centro de Investigação Artistica, Lisboa

Raia


Rodrigo Vilhena
Galeria Municipal de Mourão, Mourão

Mongolian Horse in North Wind


Wang Zhengping
Ochre Space, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.

 


COLECTIVA

Terra Crua




CENTRO DE ARQUITETURA - MAC/CCB
Centro Cultural de Belém - Praça do Império
1449-003 LISBOA

17 JUN - 11 OUT 2026


Inauguração: quarta-feira, dia 17 de junho, às 19h00, no Centro de Arquitetura do MAC/CCB



Exposição
Terra Crua

Curadoria Madalena Vidigal


Programa da inauguração

17h00 | Conversas à volta da terra: terra em urbanidade
19h00 | Inauguração da exposição


Num momento de pressão sobre os limites do planeta, olhamos para a terra crua não como retorno nostálgico, mas como recurso natural, local e disponível. A exposição percorre da matéria à ação: da complexidade física e mineral do solo ao saber acumulado, até práticas que reclamam a terra como material de construção viável, ético e poético. Partindo do chão sob os nossos pés, convida a redescobrir a terra crua como matéria, arquivo e agente da arquitetura contemporânea em Portugal. Reúne conteúdos científicos e históricos, protótipos e casos de estudo, bem como experiências colaborativas que analisam e reutilizam terras escavadas de obras em Lisboa, revelando o seu desempenho e potencial como recurso circular e abrindo possibilidades para a sua participação na construção da cidade.