Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA



Outras recomendações:

Heterotopic Turbulences


Michael Najjar
Galeria Filomena Soares, Lisboa

Chuva de Verão


Obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado
Centro de Artes de Sines, Sines

Cultura do Corpo: Edição Porto + Para Voz


Augustas Serapinas e Lydia Ourahmane
Galeria Municipal do Porto, Porto

Era Uma Vez na América | Conversa de Corvos


COLECTIVA + Fariba Hajamadi
Pavilhão Julião Sarmento, Lisboa

Peso-Contra-Peso


COLECTIVA
MACAM - Museu de Arte Contemporânea Armando Martins, Lisboa

from here to ear


Céleste Boursier-Mougenot
MAAT, Lisboa

A Delicadeza do Excesso


Mariana Palma
Kubikgallery Lisboa, Lisboa

Kabsh Qrunfol, wearing cloves


Mirna Bamieh
Hangar - Centro de Investigação Artistica, Lisboa

Raia


Rodrigo Vilhena
Galeria Municipal de Mourão, Mourão

Mongolian Horse in North Wind


Wang Zhengping
Ochre Space, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.

 


MIRNA BAMIEH

Kabsh Qrunfol, wearing cloves




HANGAR - CENTRO DE INVESTIGAçãO ARTISTICA
Rua Damasceno Monteiro, 12
1170-112 LISBOA, PORTUGAL

25 JUN - 05 SET 2026


INAUGURAÇÃO: 25 de junho às 18h, no Hangar - Centro de Investigação Artística



"Kabsh Qrunfol, wearing cloves"
de Mirna Bamieh

Curadoria: Jule Kurbjeweit



"Kabsh Qrunfol, wearing cloves" parte de uma tradição em vias desaparecimento na Palestina, que consistia na criação coletiva de colares de noiva feitos com cravos-da-índia que conferiam proteção e a promessa de um futuro luminoso.

A artista palestiniana parte desta tradição para construir uma instalação composta por uma série de pinturas, esculturas cerâmicas suspensas e um filme rodado na Palestina, que segue mulheres que se reunem para criar estes colares de forma coletiva, através do canto e do trabalho partilhado. O filme e a instalação na sua totalidade inspiram novas canções que se abrem ao futuro, criando espaço para o cuidado, a continuidade, os gestos partilhados de criação e os atos quotidianos de persistência.



:::


Mirna Bamieh explora a política do desaparecimento e a produção de memória ao analisar as preocupações sociais e as limitações das comunidades palestinianas perante os dilemas políticos contemporâneos.

Com formação em Artes Visuais, Artes Culinárias e Psicologia/Sociologia, combina comida e storytelling para desenvolver trabalho socialmente envolvido através da Palestine Hosting Society, um projeto de arte viva que fundou em 2018. Ao encenar performances-jantar e várias intervenções que partem das práticas alimentares e da transmissão de receitas entre gerações, o projeto pretende revitalizar culturas alimentares palestinianas tradicionais em risco de desaparecimento.

A partir de 2019, com a necessidade de olhar para a história pessoal em relação com o coletivo, a artista tem também refletido sobre o processo de fermentação através de texto, som, cerâmica, desenho e vídeo, incorporados em instalações interativas site-specific. O seu projeto atual de instalações sobre fermentação é a série Sour Things.

Bamieh apresentou performances e expôs o seu trabalho em vários espaços de destaque, como Tate Modern, Kunsthaus Zurich, Sharjah Biennial, Aichi Triennial, MoMAPS1, Tanzquartier e TBA21, entre outros.

Foi destaque em importantes meios de comunicação como Frieze Magazine, Mousse, Umbigo, The New York Times, Hyperallergic, Art Monthly, AD Middle East, Condé Nast, Canvas, Contemporânia e The National, entre outros. Recebeu vários prémios, como o A.M. Qattan Foundation’s Artist of the Year Award (2013), o Josi Guggenheim Foundation Award (2022), e foi finalista do Creativity for Social Change Award da Moleskine Foundation em 2026.

As suas obras integram várias coleções privadas e públicas, como a Guggenheim Foundation, Sharjah Foundation, Kunsthaus Zurich, a coleção Thyssen-Bornemisza e o Institut du Monde Arabe.