O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.
JORGE MOLDER | DOROTA JURCZAK
Come Di (Parte 2) | Itede, itepe
CENTRO INTERNACIONAL DAS ARTES JOSé DE GUIMARãES
Avenida Conde Margaride, nº 175
4810-535 GUIMARãES
Come Di (Parte 2) de Jorge Molder 27 Set a 28 Fev 2027
A obra fotográfica de Jorge Molder (Lisboa, 1947), nome de referência na arte contemporânea portuguesa e com um assinalável percurso internacional, é pautada desde o início por uma sucessão de séries, algumas das quais muito extensas, que cobrem um arco temporal de cerca de cinquenta anos. Perante a impossibilidade de uma retrospetiva com sentido totalizante, a exposição apresentada no Centro Internacional das Artes José de Guimarães foca-se num período central e delimitado da sua produção, entre 1991 e 2003..
Itede, itepe de Dorota Jurczak 27 Set a 28 Fev 2027
Dorota Jurczak (Varsóvia, 1978) tem vivido, trabalhado e exposto fora da Polónia desde que, no final da década de 1990, se mudou da sua cidade natal para Hamburgo com o objetivo de estudar na Hochschule für bildende Künste, onde passou grande parte do tempo no ateliê de gravura. Em Portugal, temos tido a oportunidade de acompanhar o seu trabalho: em 2016, a artista realizou uma exposição antológica na Culturgest, primeiro em Lisboa, depois no Porto; e, no primeiro semestre de 2026, uma criteriosa seleção da sua produção dos últimos cinco anos, incluindo várias obras novas, foi apresentada no centro de arte Rialto6, em Lisboa. O que agora pode ser visto em Guimarães é uma versão significativamente expandida dessa exposição, em que são apresentadas gravuras em diferentes técnicas, baixos-relevos em bronze ou grés, peças em cerâmica e outras que combinam cerâmica e tecido. Para título, a artista escolheu uma expressão polaca coloquial que significa «e assim por diante» ou «etc., etc.».