Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

O futuro como aventura


Vários
IMAGO, Lisboa

How Heavy is a City?


Alpi de Armin Linke
Museu Nacional de Etnologia, Lisboa

AUGUSTO CABRITA, o olhar encantado


Vários
Biblioteca de Marvila, Lisboa

Câmera-Corpo – Mostra de Cinemas Indígenas do Brasil


Vários
Culturgest, Lisboa

Chamar à Atenção \ Conversa em torno do número 23


Vários
Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, Lisboa

Três famílias


COLECTIVA
Museu da Marioneta, Lisboa

Scianema - Mostra o Oceano


Vários
Teatro Lethes, Faro

O que pode uma imagem falar


MEF - Movimento de Expressão Fotográfica
IMAGO, Lisboa

Pérola Sem Rapariga


Zia Soares
Centro Cultural Vila Flor, Guimarães

KIRIO URAYAMA & SHÛSAKU ENDÔ - ÍMPARES #6


Miguel Patrício e José Álvares
Cinemateca, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


JOAQUIM SAPINHO

Convidado de Verão




FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN
Av. de Berna, 45 A
1067-001 LISBOA

21 JUL - 21 JUL 2018


CONVERSA: 21 julho, 16h



Projecto Convidado de Verão
Conversa com o curador Joaquim Sapinho

Nesta conversa com Joaquim Sapinho, descobrimos o projeto do Convidado de Verão na Coleção Moderna. O percurso que Joaquim Sapinho idealizou dá a conhecer vários objetos do Sr. Gulbenkian, escolhidos pelo curador – desde obras de arte a documentos pessoais, passando por filmes de arquivo, caixas de transporte – para pontuar a Coleção Moderna. Um cruzamento de coleções, culturas e civilizações, que propõe uma sequência narrativa com várias perspetivas de ‘migração’ e deixa entrever a vontade tornada contingente pelo fundador de continuar a colecionar.

Conceção e orientação
Joaquim Sapinho


:::


Convidado de Verão: Joaquim Sapinho

Exposição que corresponde ao segundo momento de uma ideia que se iniciou em 2016 e que pretende ter continuidade: trazer para dentro da mostra permanente de cada uma das coleções do Museu Calouste Gulbenkian a presença e a realidade da outra. Este ano, o desafio foi lançado ao cineasta Joaquim Sapinho.

O percurso instituído pela sua narrativa refere-se ao exílio, ao «transporte» de uma casa e de obras de arte para outro país e à expressão de uma imensa confluência de culturas e civilizações na Coleção do Fundador, no modo de Calouste Gulbenkian viver através dela e para a sua constituição e salvaguarda. O visitante perceberá que a ideia duma coleção moderna e contemporânea obedeceu à vontade, já não do fundador mas por si tornada contagiante, de continuar a colecionar e dar a ver, de ser «moderno» e de manter vivo um ideal civilizacional.

Esta exposição faz parte da programação do Jardim de Verão.