Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

Arquitetura da Contrarrevolução


Conferência de Samia Henni
CCB - Serviço Educativo, Lisboa

Lançamento


Inland Journal #8 de Fernando José Pereira
Café Candelabro, Porto

Ciclo de cinema


Retrospectiva Artavazd Pelechian
Cinemateca, Lisboa


Conversas com Artistas e Curadores
MAAT, Lisboa

Haruki Murakami Lovers


Inês N. Lourenço e Maria João Lourenço
Cinema Ideal, Lisboa

Trazer a Margem para o Centro


Ciclo de Conversas
Museu Coleção Berardo, Lisboa

A vida das Plantas. Uma Metafísica da Mistura


Lançamento e Conferência
Fundação Carmona e Costa, Lisboa

ESCRITOS DE UMA ARTISTA À PROCURA DE SI PRÓPRIA


Lançamento Inland Journal # 7_ Alice Geirinhas
STET - LIvros & Fotografias, Lisboa


Estreia dos filmes
Culturgest, Lisboa

3 Gods


Espectáculo
Teatro da Trindade - sala principal, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


INÊS N. LOURENÇO E MARIA JOÃO LOURENÇO

Haruki Murakami Lovers




CINEMA IDEAL
Rua do Loreto, 15/17
1200-241 LISBOA

18 MAI - 18 MAI 2019


Sessão especial: 18 de Maio, às 21h20, no Cinema Ideal.

Aclamado pela crítica no Festival de Cannes e considerado com um dos melhores filmes de 2018, EM CHAMAS (BURNING) do realizador coreano LEE Chang-Dong, inspirado no conto 'Os Celeiros Incendiados' de Haruki Murakami, chega esta quinta-feira às salas de cinema.

A ligação entre literatura e cinema é o tema da sessão especial "Haruki Murakami Lovers" que tem lugar no sábado, 18 de Maio, às 21h20, no Cinema Ideal. A projecção do filme baseado no conto de Haruki Murakami e publicado no livro 'O Elefante Evapora-se' (edição Casa das Letras), será seguida por uma conversa sobre o autor e a adaptação do conto para cinema com:


Inês N. Lourenço, crítica de cinema
Inês N. Lourenço (n. 1989) é crítica de cinema do jornal Diário de Notícias, autora da rubrica semanal “A Grande Ilusão” e da série de programas “Afinidades Electivas – Encontros do Cinema com a Literatura”, ambas na Antena 2, e colaboradora da publicação online Metropolis e do site especializado À pala de Walsh. Foi jornalista do programa Câmara Clara, da RTP2, e estagiou no núcleo de programação da Cinemateca Portuguesa. Tem textos publicados nos livros Paulo Rocha – As Folhas da Cinemateca (edição Cinemateca) e O Cinema Não Morreu: Crítica e Cinefilia À pala de Walsh (Linha de Sombra).


Maria João Lourenço, tradutora do autor em Portugal
Maria João Lourenço (n. 1956) é jornalista, tradutora e revisora. Formada em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês/Alemão), foi directora do Gabinete de Comunicação da SIC e trabalhou como editora da Oficina do Livro (Leya). Traduziu todas as obras de ficção de Haruki Murakami para a editora Casa das Letras. A saber: Kafka à Beira-Mar, Crónica do Pássaro de Corda, Sputnik, Meu Amor, Em Busca do Carneiro Selvagem, Dança, Dança, Dança, A Rapariga Que Inventou Um Sonho, After Dark – Os Passageiros da Noite, A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol, Auto-Retrato do Escritor enquanto Corredor de Fundo, O Elefante Evapora-se, 1Q84, O Impiedoso País das Maravilhas e o Fim do Mundo, Sono, Os Assaltos à Padaria, A Peregrinação do Rapaz sem Cor, Homens Sem Mulheres, 1Q84 e O Impiedoso País das Maravilhas e Fim do Mundo (algumas obras foram traduzidos em parceria com Maria João da Rocha Afonso e Ana Lourenço). Trabalhou também em vários romances de Stephen King, Bill Bryson, Joyce Carol Oates e Dostoiévski.


Os bilhetes já se encontram à venda no cinema.