Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

Parting with the Bonus of Youth - Maumaus as object


Simon Thompson, Jürgen Bock, Tobi Maier
Galeria Av. Índia, Lisboa

Safari


Pedro Henriques, Cristina Sanchez-Kozyreva e Alexandre Estrela
ZDB - Galeria Zé dos Bois, Lisboa

23º FESTIVAL DE CINEMA


AVANCA
Auditório da Biblioteca Municipal, Montemor-o-Novo

Manuel Sobrinho Simões e Gonçalo M. Tavares


Ciclo Arte e Espiritualidade em Serralves
Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto

INLAND JOURNAL


lançamento de site e novos números, edição de André Cepeda e Eduardo Matos
Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural, Porto

Conversa


António Costa e Juan Gabriel Vásquez
Casa da América Latina, Lisboa

Workshop - Fotografar, Pensar, Publicar


com Paulo Arraiano e João Lineu
Hélice, Lisboa

Estar em Casa


Coletiva
São Luiz Teatro Municipal, Lisboa

Lançamento do segundo volume do tomo I


João Bénard da Costa
Cinemateca, Lisboa

Parasomnia


Patrícia Portela
Reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


AVANCA

23º FESTIVAL DE CINEMA




AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL



24 JUL - 28 JUL 2019


Festival: 24 a 28 de Julho, no Auditório Paroquial de Avanca

O 23º Festival Internacional de Cinema AVANCA 2019 abre esta quarta-feira dia 24, pelas 21h45 no Auditório Paroquial de Avanca, com a cerimónia de entrega de prémios do ano anterior e com a estreia mundial de “A Tua Vez”, o mais recente filme dos cineastas Cláudio Jordão e David Rebordão. A forte presença do cinema português é mais uma vez uma marca deste festival que anualmente acontece na última semana de julho.

Entre os realizadores portugueses que estreiam filmes no AVANCA, estão Artur Serra Araújo (Flutuar), Bruno Mendes da Silva (Cadavre Exquise), José Miguel Moreira (Carnaval Sujo), Ricardo Machado (Stuka) e Tiago Afonso (Desvio) na seleção internacional e Alexandra Oliveira (Land), Casimiro Alves (A cor em Júlio Resende), Joaquim Pavão (inUTILIDADES), Luís Margalhau (Voar da ponta dos dedos), Luís Porto (Boca do Inferno), Rafael Marques (A menor resistência), Tiago Margaça (Ciclo) na Competição Avanca. Nesta competição são exibidos igualmente filmes de Gustavo dos Santos e José Vieira.

De forma inédita, marcando a primeira vez que em Portugal um festival de cinema organiza uma competição internacional de filmes em VR 360º (Realidade Virtual), vai permitir assistir-se a obras produzidas na Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Japão, México, Polónia, Roménia e Rússia. Portugal tem nesta competição dois filmes a concurso, produzidos na UTAD em Vila Real.

Nomeados para o Prémio Longa Metragem, estão os filmes “Eternal Winter” de Attila Szász (Hungria), “Elvis Walks Home” de Fatmir Koci (Albânia) e “The Bra” deVeit Helmer (Alemanha), que serão exibidas nas noites de quinta e sexta-feira.

Sendo um festival multigeracional, este ano a competição para cineastas com menos de 30 anos, reúne 18 filmes de realizadores portugueses. O Prémio Cineasta Sénior, para realizadores com mais de 60 anos, reúne 4 filmes em competição.

Paralelamente, serão exibidas mostras panorâmicas do cinema de Itália e do cinema do Maranhão (Brasil). O Panorama do Cinema Português reúne uma seleção de 12 filmes exibidos recentemente.

A noite de entrega de prémios será transmitida via internet, num direto assegurado por alunos de televisão e vídeo da Escola Profissional Val do Rio, de Oeiras.

Organizado pelo Cine Clube de Avanca e pelo Município de Estarreja, o festival decorre até dia 28 e tem o apoio do ICA / Ministério da Cultura, IPDJ, FCT, Junta de Avanca, DeCA / Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, UTAD, IPB, ESAP, ESAD, Federação Internacional de Cineclubes, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.