Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

Lançamento


Inland Journal 18 de Susana Mendes Silva e Pedro Magalhães
MEEL, prees, Lisboa

Cinema


O Auto da Floripes
Cinemateca, Lisboa

Caos e Ritmo


Encontros para Além da História
Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Guimarães

DIÁLOGOS CRUZADOS


Álvaro Siza e Souto de Moura
Casa da Arquitetura, Matosinhos

Aula performativa


Susana Mendes Silva e Alice Geirinhas
Museu Coleção Berardo, Lisboa

Visita Guiada


Jonathan Uliel Saldanha
Solar - Galeria de Arte Cinemática, Vila do Conde

Espelho/Mirror


Rui Sanches
Fundação Carmona e Costa, Lisboa

LANÇAMENTO DO LIVRO


Daniel Blaufuks
Livraria da Travessa, Lisboa

Reparar no olhar: Lisboa anos 90


Catarina Botelho, David Guéniot e convidadas
Teatro do Bairro Alto - TBA, Lisboa

Ph.03 Helena Almeida


Apresentação do livro
Biblioteca Imprensa Nacional, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


CONVERSA

Sexualidade e Identidade de Género na Museologia e Arte




MUSEU DA FARMÁCIA
R. Mal. Saldanha 1
1249-069

07 NOV - 07 NOV 2019


Conversa: 7 de Novembro, às 19h, no Museu da Farmácia.


As Conversas sobre Sexualidade - "Sexualidade e Identidade de Género na Museologia e Arte" integram o Programa do Encontro de Saúde LGBT QI+.

Nesta última conferência do Ciclo de Conversas Sobre Sexualidade participam Ana Paula Assunção (museóloga e historiadora), Ana Pérez-Quiroga (artista plástica), Emília Ferreira (historiadora e Diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea), M̶i̶g̶u̶e̶l̶ Bonneville. (artista multimédia) e Patrícia Pascoal (psicóloga clínica, psicoterapeuta, terapeuta sexual e Presidente da SPSC).

Ao longo da história da humanidade a necessidade de proteção do grupo ou tão simplesmente do indivíduo, levou à incorporação de um intricado sistema relacional de entidades naturais e espirituais que serviriam para realização de magia benigna para resolver uma variedade de problemas, tais como encorajar a procriação, proteção contra a doença, contra a feitiçaria, a magia negra, a guerra e ainda para a preservação das pretensões territoriais de cada tribo.

Essas entidades ganhavam consoante as culturas uma tridimensionalidade e uma variedade de identidades de género que espelhava a relação de poder existente nessas sociedades “ancestrais”.

A peça que destacamos da coleção do Museu da Farmácia, é um exemplar antropomórfico híbrido com pelo de animal na cabeça característico da construção sóciocultural de cariz aterrador “mankishi” da cultura Songe (Congo) protetora e desafiante dos problemas do quotidiano.

O Ciclo de Conversas sobre Sexualidade é uma iniciativa coordenada por João Neto, diretor do Museu da Farmácia e conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e da
World Association for Sexual Health.
Entrada livre
Informações: museudafarmacia@anf.pt