Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

Ph.03 Helena Almeida


Apresentação do livro
Biblioteca Imprensa Nacional, Lisboa

Oral memories by africans and people of african descent


CONFERÊNCIA INTERNACIONAL
Culturgest, Lisboa

Shaping Shape


Lançamento do livro
STET - LIvros & Fotografias, Lisboa

Conferência


Colecionismo público e privado de arte contemporânea
Fundação PLMJ, Lisboa

INLAND JOURNAL: Novas edições e apresentação do novo site


Inland Journal
ZDB - Galeria Zé dos Bois, Lisboa

A Europa em Álvaro Siza: Cidade, Democracia e Arquitetura


Colóquio
Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto

Talk, Talk, Talk


CICLO DE CONFERÊNCIAS
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Manuel Casimiro: Pintar a Ideia


de Isabel Lopes Gomes
Cinemateca, Lisboa

Carlos Botelho - Vida é Obra


Tertúlia
Casa das Artes e Ofícios - Atelier Carlos Botelho, Cascais

THE ÁLVARO SIZA TALKS 2019


Discursos sobre Arquitetura
Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


COLÓQUIO

A Europa em Álvaro Siza: Cidade, Democracia e Arquitetura




MUSEU DE SERRALVES - MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Rua D. João de Castro, 210
4150-417 PORTO

07 DEZ - 07 DEZ 2019


Colóquio: 7 de Dezembro, das 10h00 às 19h30, no Auditório do Museu de Serralves


Este colóquio cruza os temas da exposição "ÁLVARO SIZA - (IN)DISCIPLINA” e os objetivos do projeto de investigação, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, (EU)ROPA Rise of Portuguese Architecture.

Com enfoque na "Cidade, Democracia e Arquitetura", o colóquio "A EUROPA EM ÁLVARO SIZA” permitirá colocar em perspetiva a obra de Álvaro Siza no quadro da arquitetura portuguesa, e em sintonia com a cultura europeia, das vanguardas modernas do início do século XX aos novos caminhos que surgem na pós-segunda guerra mundial até à contemporaneidade.

"A EUROPA EM ÁLVARO SIZA” propõe o cruzamento de olhares diferentes, em múltiplas perspetivas críticas, para isso convocando jovens investigadores que trabalham em diferentes instituições de ensino de arquitetura europeias e integram a rede "Facing Europe” do projeto (EU)ROPA, além de investigadores ligados à obra de Siza e "keynote speakers" de prestígio internacional, conforme consta no programa.

Propõe-se o colóquio como um momento de interpelação da arquitetura portuguesa através da análise diversa e plural da obra de Siza, com especial destaque na sua contribuição para o fortalecimento da democracia, projetando e construindo em Portugal e internacionalmente uma arquitetura capaz de testemunhar os lugares, reforçar as culturas, dialogar com as populações. O encontro visa sublinhar o humanismo da arquitetura de Siza, em diversos programas, dos mais sofisticados aos mais simples, e em diversas geografias, das mais recônditas às mais centrais. "A EUROPA EM ÁLVARO SIZA" esboçará o retrato, em vários ângulos, e debaterá o legado, a múltiplas vozes, de uma arquitetura que embora celebrizada e premiada nunca perdeu a modéstia de quem projeta com dúvidas e hesitações, sempre eloquentemente expostas em desenhos que são património da arte e arquitetura do nosso tempo.

Colóquio coorganizado pela Fundação de Serralves e pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra [projeto de investigação (EU)ROPA - Rise of Portuguese Architecture POCI-01-0145-FEDER- 030492]

Evento integrado no programa paralelo à exposição Álvaro Siza In/Disciplina, patente no Museu de Arte Contemporânea de Serralves

Lotação: 250 pessoas
Acesso: 10,00€ (Amigos de Serralves, estudantes e maiores 65 anos: 50% desconto)

Nota: O bilhete da conferência dá acesso às exposições patentes no museu.



Programa: bit.ly/2OHHUUf