Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

Revista Convocarte


Lançamento de vários números da revista
FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa

Cine Voyage


Vítor Rua & Daltonic Brothers
Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, Ribeira Grande - Açores

Dulce d´Agro - uma história da Galeria Quadrum


Adelaide Duarte
Galeria Quadrum, Lisboa

CASA - TRABALHO - CASA


Catarina Real e Ângelo Cid Neto
L A P O, Lisboa

Apresentação da Revista Colóquio/Letras


Número 203
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Desenho e pintura sobre papel


Jorge Feijão
Giefarte - Galeria de Arte, Lisboa

A Gruta | Theodora or The Progress: Becoming Dog


Elise Lammer, Lucien Monot, Julie Monot
Galeria Quadrado Azul (Novo espaço em Lisboa), Lisboa

Let us devise an appropriate image!


Roger M. Buergel
Maumaus (Avenida António Augusto de Aguiar), Lisboa

Orinonauta


Tânia Carvalho
Culturgest, Lisboa

Conversas foto-fílmicas


Manual para enganar o cérebro: o cinema visto a partir da neurologia
Arquivo Municipal de Lisboa/Núcleo Fotográfico, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


ADELAIDE DUARTE

Dulce d´Agro - uma história da Galeria Quadrum




GALERIA QUADRUM
Rua Alberto Oliveira nº 52, Palácio dos Coruchéus
1700-019 LISBOA

15 FEV - 15 FEV 2020


Conversa: Sábado, 15 fevereiro, 16h, na Galeria Quadrum (Alvalade), Lisboa


Dulce d´Agro - uma história da Galeria
Conversa com Adelaide Duarte


Alberto Carneiro apresentou a sua obra na Galeria Quadrum em cinco exposições individuais entre 1973 e 1981. A sua obra também está a ser exibida na Galeria Quadrum na exposição atual "Topografias Rurais". A apresentação de Adelaide Duarte surge no âmbito da exposição “Topografias Rurais”, e pretende discutir o impacto que a programação da galeria Quadrum teve na vida cultural portuguesa dos anos 1970 e posteriores. Também pretende entender as relações que a sua fundadora Dulce D’Agro desenvolveu com um conjunto de artistas e curadores, importantes para a consolidação de uma estratégia de divulgação da arte. Por outro lado, ainda, deseja compreender o incentivo da Quadrum na internacionalização dos artistas portugueses, através da presença continuada em feiras de arte e de uma política de intercâmbio de artistas com algumas galerias europeias.

A Galeria Quadrum foi uma galeria de arte de vanguarda, ativa em Lisboa durante vinte e dois anos (1973-1995). Para além do esforço em internacionalizar os seus artistas, divulgando a sua obra em feiras de arte e promovendo o intercâmbio de exposições com galerias europeias, D’Agro também viabilizou cursos de arte e ateliers experimentais, contribuindo para a formação de públicos de todas as idades. A importância da sua ação na vida profissional dos artistas, a influência que exerceu junto de colecionadores e galeristas que posteriormente replicaram a sua estratégia, e o impacto da atividade da galeria na vida cultural portuguesa, ao longo do último quartel do século XX, fazem dela uma figura mítica na cultura portuguesa. Desde 2010 a Galeria Quadrum é gerida pelas Galerias Municipais.

Adelaide Duarte coordena a Pós-graduação em Mercado da Arte e Colecionismo na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas na Universidade NOVA de Lisboa. Coordena o TIAMSA subcommittee Art Market and Collecting: Portugal, Spain and Brazil. Investigadora contratada no Instituto de História da Arte da FCSH, da Universidade NOVA. Vice-Presidente da Associação ‘Os Amigos do Museu do Chiado’. Doutora em Museologia e Património Cultural (2012), com especialização em colecionismo privado de arte moderna e contemporânea em Portugal, pela Universidade de Coimbra.