Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

Apresentação de publicações


Fernanda Fragateiro
STET - LIvros & Fotografias, Lisboa

UNDER THE GROUND


Ciclo de Filmes de Artistas e Cinema Experimental
Galeria Quadrum, Lisboa

Tempo de respiração — O corpo que cria


Workshop
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

OLAFUR ELIASSON E A EMERGÊNCIA CLIMÁTICA


MARK GODFREY
Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto

Arte de Furtar / Furto na Arte


Lançamento do livro
Stolen Books, Lisboa

Levantar o mundo


Gustavo Sumpta
Culturgest, Lisboa

100% POP


NORA CHIPAUMIRE
Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto

Qualquer coisa de intermédio | O tempo das coisas


André Barata e Catarina Botelho
Museu da Cidade - Pavilhão Branco, Lisboa

CONSTRUÇÃO DE UM INDEX #1


Pensamento, Performance e Exposição
gnration, Braga

Design, Autarquia e Autonomia


Ethel Leon
FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


ADELAIDE DUARTE

Dulce d´Agro - uma história da Galeria Quadrum




GALERIA QUADRUM
Rua Alberto Oliveira nº 52, Palácio dos Coruchéus
1700-019 LISBOA

15 FEV - 15 FEV 2020


Conversa: Sábado, 15 fevereiro, 16h, na Galeria Quadrum (Alvalade), Lisboa


Dulce d´Agro - uma história da Galeria
Conversa com Adelaide Duarte


Alberto Carneiro apresentou a sua obra na Galeria Quadrum em cinco exposições individuais entre 1973 e 1981. A sua obra também está a ser exibida na Galeria Quadrum na exposição atual "Topografias Rurais". A apresentação de Adelaide Duarte surge no âmbito da exposição “Topografias Rurais”, e pretende discutir o impacto que a programação da galeria Quadrum teve na vida cultural portuguesa dos anos 1970 e posteriores. Também pretende entender as relações que a sua fundadora Dulce D’Agro desenvolveu com um conjunto de artistas e curadores, importantes para a consolidação de uma estratégia de divulgação da arte. Por outro lado, ainda, deseja compreender o incentivo da Quadrum na internacionalização dos artistas portugueses, através da presença continuada em feiras de arte e de uma política de intercâmbio de artistas com algumas galerias europeias.

A Galeria Quadrum foi uma galeria de arte de vanguarda, ativa em Lisboa durante vinte e dois anos (1973-1995). Para além do esforço em internacionalizar os seus artistas, divulgando a sua obra em feiras de arte e promovendo o intercâmbio de exposições com galerias europeias, D’Agro também viabilizou cursos de arte e ateliers experimentais, contribuindo para a formação de públicos de todas as idades. A importância da sua ação na vida profissional dos artistas, a influência que exerceu junto de colecionadores e galeristas que posteriormente replicaram a sua estratégia, e o impacto da atividade da galeria na vida cultural portuguesa, ao longo do último quartel do século XX, fazem dela uma figura mítica na cultura portuguesa. Desde 2010 a Galeria Quadrum é gerida pelas Galerias Municipais.

Adelaide Duarte coordena a Pós-graduação em Mercado da Arte e Colecionismo na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas na Universidade NOVA de Lisboa. Coordena o TIAMSA subcommittee Art Market and Collecting: Portugal, Spain and Brazil. Investigadora contratada no Instituto de História da Arte da FCSH, da Universidade NOVA. Vice-Presidente da Associação ‘Os Amigos do Museu do Chiado’. Doutora em Museologia e Património Cultural (2012), com especialização em colecionismo privado de arte moderna e contemporânea em Portugal, pela Universidade de Coimbra.