Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

FANTASMAS DO IMPÉRIO


Ariel de Bigault
Cinemateca, Lisboa

Ciclo de Cinema Lynn Hershman Leeson


Feira do Livro do Porto 2020
Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Porto

Workshop com Dora García


BoCA Summer School 2020
MAAT, Lisboa

Lançamento on-line de Mare Aethiopicum


Paulo Quintas
PLATAFORMAS ONLINE,

The Heretics


Joan Braderman
Cinema São Jorge, Lisboa

Sobre a nudez crua da verdade, o manto diáfano da fantasia


Doug Hall, Bill Viola, Akram Zaatari
MAAT, Lisboa

DRIFITING BODIES/ FLUENT SPACES


Encontro / Conferência
Vários locais / Guimarães, Guimarães

O vento do pensamento..., por Stefania Fantauzzi


Ciclo Imagens de Pensamento
Casa das Artes (Porto), Porto

Today, I am just a Butterfly...


Patrícia Almeida
Centro Cultural Vila Flor, Guimarães

Constelações III: uma coreografia de gestos mínimos


Curadoria: Ana Rito e Hugo Barata
Museu Coleção Berardo, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


MELISSA RODRIGUES

de submisso a político - o lugar do corpo negro na cultura visual




HANGAR - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO ARTISTICA
Rua Damasceno Monteiro, 12
1170-112 LISBOA, PORTUGAL

23 MAI - 23 MAI 2020


Performance no Zoom no dia 23 de Maio - 18h



de submisso a político - o lugar do corpo negro na cultura visual
Melissa Rodrigues


Na publicidade, na televisão, no cinema, na pintura, na fotografia, nos livros que temos nas nossas prateleiras, quantos homens e mulheres negros e negras estão lá representados? Como são representados? Pesquiso no Google por ‘imagem e representação do corpo negro na cultura visual’, a par de imagens do corpo negro escravizado, sexualizado, fetichizado, submisso e selvagem, encontro novas narrativas visuais e estéticas, novos discursos de quem se posiciona a partir ‘da barriga da besta’ para desconstruir e criar outras representações sobre si mesmo, sobre o seu corpo negro. É este o lugar onde me encontro.

A performance vai acontecer no zoom, para mais informações: https://hangar.com.pt/online/from-submissive-to-political-the-place-of-the-black-body-in-visual-culture/



:::


Melissa Rodrigues (Cabo-verde, 1985). Pós-graduação em Performance (Curso de Especialização) pela Faculdade de Belas Artes - UP e licenciada em Antropologia pela FCSH – UNL.
Formação em Artes Performativas e Formação Intensiva Acompanhada (F.I.A.) pelo c.e.m. centro em movimento, Lisboa.
Interessada em educação não-formal e artística, trabalhou em projetos de Arte na Comunidade e Educação Pela Arte, como através da Associação MOVEA, em Escolas Públicas no Concelho da Amadora.
Atualmente vive no Porto, é Educadora no Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea de Serralves; colabora com A Oficina – Educação e Mediação Cultural – em Guimarães e coordena o projeto pedagógico do ESPAÇO SP620 – Salut Au Monde!. – no Porto.
Participa frequentemente em projetos colaborativos e interdisciplinares que relacionam arte, experimentação e ativismo.

Performer, arte-educadora, membro da Associação Cultural RAMPA, do Coletivo InterStruct e do Núcleo Anti-Racista do Porto, integra a equipa de curadores do Projeto Anuário 2020, a convite da Galeria Municipal do Porto.
Como investigadora nas áreas da Performance e da Antropologia, tem desenvolvido pesquisa em Cultura Visual, Imagem e Representação. Tendo co-criado em 2017 com o Coletivo Chá das Pretas a performance cabelo e no mesmo ano a convite do coreógrafo Joclécio Azevedo concebido uma palestra-performance no âmbito do Projeto Documentário que se materializou na performance-conferência de submisso a político – o lugar do corpo negro na cultura visual, performance que tem sido apresentada em contexto artístico e académico.

Artista convidada pelo ZK/U Berlin – Center for Art and Urbanistics para uma Residência Artística nos meses de março e abril de 2020 no âmbito do Projeto Europeu Magic Carpets