Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

CUMPLICIDADES - Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa


3ª edição
Vários locais/Lisboa, Lisboa

Open House Lisboa 2020


DESCOBRIR A CIDADE AO OUVIDO
Vários locais/Lisboa, Lisboa

“sou esparsa, e a liquidez maciça”: Gestos de Liberdade


Ciclo BUALA no MAAT
MAAT, Lisboa

FANTASMAS DO IMPÉRIO


Ariel de Bigault
Cinemateca, Lisboa

Ciclo de Cinema Lynn Hershman Leeson


Feira do Livro do Porto 2020
Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Porto

Workshop com Dora García


BoCA Summer School 2020
MAAT, Lisboa

Lançamento on-line de Mare Aethiopicum


Paulo Quintas
PLATAFORMAS ONLINE,

The Heretics


Joan Braderman
Cinema São Jorge, Lisboa

Sobre a nudez crua da verdade, o manto diáfano da fantasia


Doug Hall, Bill Viola, Akram Zaatari
MAAT, Lisboa

DRIFITING BODIES/ FLUENT SPACES


Encontro / Conferência
Vários locais / Guimarães, Guimarães

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


FEIRA DO LIVRO DO PORTO 2020

Ciclo de Cinema Lynn Hershman Leeson




BIBLIOTECA MUNICIPAL ALMEIDA GARRETT
Jardins do Palácio de Cristal, Rua de D. Manuel II
4050-239 PORTO

30 AGO - 13 SET 2020


Ciclo de Cinema Lynn Hershman Leeson: 30 de Agosto a 13 de Setembro, 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett / Feira do Livro do Porto 2020


Curadoria: Guilherme Blanc (Director - Arte Contemporânea e Cinema, Ágora E.M.)


No âmbito da Feira do Livro do Porto 2020, será apresentado um ciclo dedicado à obra fílmica de Lynn Hershman Leeson. Em cinco sessões propõe-se mostrar a forma como, através de obras de ficção e documentais, a artista antecipou visualidades e conceitos que marcam práticas artísticas contemporâneas e explorou problemáticas culturais que são hoje incontornáveis.


Programa: https://feiradolivro.porto.pt/programa/


:::


TECHNOCISTEM, CORPO E TECNOLOGIA NA OBRA FEMINISTA DE LYNN HERSHMAN LEESON

Foi ‘descoberta’ enquanto artista aos 72 anos, disse-o numa entrevista recente à revista Frieze. Hoje uma figura fundamental na arte contemporânea, a artista Lynn Hershman Leeson viu-se apagada ao longo do tempo por lógicas impostas ao sistema da arte e do cinema, nomeadamente discursivas e de género.Vinculou-se, desde finais dos anos 70 (encarnando no dia-a-dia a personagem ‘Roberta Breitmore’), a preocupações no âmbito das políticas do corpo e da condição da mulher,relacionando-as de forma inventiva com ideias de tecnologia,comunicação e virtualidade. No cinema, filmou um dos mais influentes documentos sobre feminismo, tratou assuntos científicos com preocupações plásticas incomuns, pensou teorias de ligação entre corpos e máquinas, estabeleceu com Tilda Swinton a sua mais prolífica parceria.

Bizarros, humorísticos e criticamente envolventes, os seus filmes surgem hoje com pungência, denunciando um a influência inequívoca na linguagem de novos artistas que tratam problemáticas digitais e de identidade; nem sempre compreendidos ou apreciados, traduzem-se atualmente em obras de grande iconoclastia visual, mas também crítica.

Em cinco sessões, propomos mostrar a forma como– através da ficção, da linguagem documental e do ensaio – a obra da artista antecipou visualidades e conceitos que marcam práticas artísticas atuais, testando limites e relações entre o cinema e o ‘filme de artista’, explorando problemáticas culturais que hoje são incontornáveis.