Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

O Acervo Manoel de Oliveira


Teresa Lima, Sónia Oliveira e António Preto
Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Porto

OpenStudio19


Sofia Leitão e Diogo Guerra Pinto
Openstudio19, Lisboa

3.ª edição da TRAÇA – Mostra de Filmes de Arquivos Familiares


Marvila e Alvalade
Vários locais/Lisboa, Lisboa

Conversas: Um Estado da Arte


Paulo Pires do Vale e Rui Chafes
Brotéria, Lisboa

Imago Lisboa Photo Festival


Conferência Clube Nadar
Fundação PLMJ, Lisboa

ARTHUR JAFA - THE DARK MATTER OF BLACK CINEMA


Ciclo de Cinema
Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto

3ª edição Feira Gráfica Lisboa


Continuar a Publicar!
Museu da Cidade - Pavilhão Branco, Lisboa

Cinema Revisitado


JEAN-LUC GODARD: PRO-MOTION 1
Teatro Municipal de Vila do Conde, Vila do Conde

CUMPLICIDADES - Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa


3ª edição
Vários locais/Lisboa, Lisboa

Open House Lisboa 2020


DESCOBRIR A CIDADE AO OUVIDO
Vários locais/Lisboa, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


CONTINUAR A PUBLICAR!

3ª edição Feira Gráfica Lisboa




MUSEU DA CIDADE - PAVILHÃO BRANCO
Campo Grande, 245
1700-091 LISBOA

03 OUT - 11 OUT 2020


Feira Gráfica Lisboa: 3 a 11 de Outubro de 2020, entre as 14h30 e as 19h00 no Pavilhão Branco das Galerias Municipais



A Feira Gráfica Lisboa começa já este fim-de-semana. Nesta 3ª edição, propõe-se um formato diferente das duas edições anteriores: a exposição Continuar a Publicar! decorre entre 3 e 11 de outubro no Pavilhão Branco das Galerias Municipais - no jardim do Museu de Lisboa. Paralelamente decorre um programa online de conversas, lançamentos e apresentações (de edições lançadas durante a pandemia que não tiveram oportunidade para lançamento presencial).

Num presente caracterizado pela crescente imaterialidade dos textos e das imagens, celebra-se a criatividade que faz do obstáculo oportunidade, e do gesto tolhido representatividade e resistência. Em Continuar a Publicar! reúne-se um significativo conjunto de objectos da cultura impressa, desde Novembro de 2019: livros, cartazes, fanzines, plaquetes, revistas (contra-)culturais, etc., concebidos por diversos autores, colectivos e projectos editoriais de pequena escala, maioritariamente sediados em Portugal. O evento expositivo contará ainda com a venda de todas as publicações seleccionadas quer in loco, quer através do website da Feira Gráfica 2020, a partir do qual será possível realizar a compra directa com os editores/autores, mantendo assim uma das intenções base do projecto.

O programa online que acompanha a exposição, conta com quatro conversas a decorrer nos dias 4, 5, 7 e 10 de Outubro com convidados especiais e de temas tão diversos como: Activismo Gráfico — território da edição como espaço de afirmação de identidade(s), com Cecil Silveira (Sapata Press), André Teodósio / João Pedro Vale / Nuno Alexandre Ferreira (Mercado das Migalhas), Rodrigo Saturnino e Sílvia Prudêncio; A criação como afronta, com António Cabrita, Gisela Casimiro e Regina Guimarães; Publicar em tempo de pandemia — constrangimentos e oportunidades, com Bruno Borges, Joana T. Silva (it’s a book), João Concha (não (edições)) e João Paulo Cotrim (Abysmo); e ainda Independência e apoios à edição — uma relação (in)compatível?, com Alex Vieira (Prego), Catarina Domingues (Chama | Ficção / Sr Teste), Celina Brás (Contemporânea) e Nuno da Luz (ATLAS Projectos).

Paralelamente ao programa de conversas propõe-se ainda uma série de lançamentos e apresentações a decorrer online. Apresenta-se e lança-se: Calendário do Nunca de Ostraliana (Sapata Press), Singular Form de Ana Margarida Matos, Revista Decadente 74, Diários do Corona de Bruno Borges (Fojo / O Gorila), Apesar de Não Estar, Estou Muito (Dj Nobita early years) de Diogo Jesus, os livros em exposição de Filipe Felizardo, João José Maria Calhau de Rui Dias Monteiro e Not Human/ Not Fly de Mao. Todas as informações sobre as conversas, lançamentos e apresentações estarão disponíveis no site e nas redes sociais da Feira Gráfica 2020.

Continuar a Publicar! tem produção da Câmara Municipal de Lisboa, curadoria de Emanuel Cameira (Barco Bêbado), Filipa Valladares (STET – livros & fotografias), Gonçalo Duarte (Oficina Loba) e Xavier Almeida (Estrela Decadente) e apoio das Galerias Municipais e de EGEAC.

A exposição poderá ser visitada de 03 a 11 de Outubro de 2020, entre as 14h30 e as 19h00 no Pavilhão Branco das Galerias Municipais, situado no jardim do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, ao Campo Grande — e a entrada é livre com lotação limitada. Todas as conversas, lançamentos e apresentações são livres e acontecem online através das redes sociais da Feira Gráfica 2020.




PROGRAMA


CONVERSAS

4 de Outubro às 16h30
Activismo Gráfico — O território da edição como espaço de afirmação de identidade(s) com Cecil Silveira (Sapata Press) + André Teodósio/João Pedro Vale/Nuno Alexandre Ferreira (Mercado das Migalhas) + Rodrigo Saturnino + Sílvia Prudêncio
Moderação de Filipa Valladares e Xavier Almeida

5 de Outubro às 18h00
A criação como afronta com António Cabrita + Gisela Casimiro + Regina Guimarães
Moderação de Emanuel Cameira

7 de Outubro às 19h00
Publicar em tempo de pandemia — constrangimentos e oportunidades com
Bruno Borges + Joana T. Silva (it’s a book) + João Concha (não (edições)) e João Paulo Cotrim (Abysmo)
Moderação de Filipa Valladares e Xavier Almeida

10 de Outubro às 18h00
Independência e apoios à edição — uma relação (in)compatível? com Alex Vieira (Prego) + Catarina Domingues (Chama | Ficção / Sr Teste) + Celina Brás (Contemporânea) + Nuno da Luz (ATLAS Projectos)
Moderação de Emanuel Cameira e Gonçalo Duarte


LANÇAMENTOS E APRESENTAÇÕES

4 de Outubro às 18h00
Calendário do Nunca — Ostraliana (Sapata Press)

5 de Outubro às 17h00
Singular Form — Ana Margarida Matos

6 de Outubro às 17h00
Revista Decadente 74 — anónimo

6 de Outubro às 18h00
Diários do Corona — Bruno Borges (Fojo / O Gorila)

8 de Outubro às 17h00
Apesar de Não Estar, Estou Muito (DJ Nobita Early Years - Diogo Jesus)

9 de Outubro às 18h00
Filipe Felizardo — apresentação dos livros em exposição

10 de Outubro às 17h00
João José Maria Calhau — Rui Dias Monteiro

11 de Outubro às 17h00
Not Human/ Not Fly — Mao