Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA



Outras recomendações:

5.ª edição de Human Entities


Alexandre Estrela
Palácio Sinel de Cordes, Lisboa

A.A.A.


Manoel Barbosa, com Isabel Costa, António Dantas e Pedro Pestana
Mudas - Museu de Arte Contemporânea da Madeira, Funchal

ANDY


Gus Van Sant
Teatro Nacional D.Maria II, Lisboa

'BLACKMAIL' DE ALFRED HITCHCOCK


GABRIEL THIBAUDEAU
Cinemateca, Lisboa

The New Art Fest


Painel de discussão “NFTs TAKE OFF”
PLATAFORMAS ONLINE,

A Família Humana


Jorge Calado
Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira

A Música e o Mundo - Encontros Sonoros Atlânticos


Programação: Vasco Mendonça
Vários locais,

Voicing Care


Curadoria de Jen Clarke e Natsumi Sakamoto
PLATAFORMAS ONLINE,

Corpos Medievais


Pedro Neves Marques, Luís Silva
Galerias Municipais de Lisboa - Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, Lisboa

Ernesto de Sousa e a criação de um pensamento curatorial


Delfim Sardo
MNAC - Museu do Chiado , Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


MAMADOU BA, MELISSA RODRIGUES E MAURO HERMÍNIO

Representatividade e a Diversidade no Cinema e nas Artes em Portugal




PLATAFORMAS ONLINE



01 AGO - 01 AGO 2021


Conversa sobre a Representatividade e a Diversidade no Cinema e nas Artes em Portugal
Domingo 1 de Agosto – 16 horas – Plataformas BANTUMEN



Por ocasião da estreia nos cinemas do filme “A Noite dos Reis” de Philippe Lacôte, a revista online BANTUMEN e a distribuidora de cinema Alambique organizam uma conversa sobre a representatividade e a diversidade no cinema e nas artes em Portugal. A conversa, transmitida em directo este domingo, 1 de Agosto, às 16 horas, nas plataformas da BANTUMEN (Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e Twitch), conta com a participação do activista e representante da SOS Racismo Mamadou Ba, da performer e activista Melissa Rodrigues e do actor Mauro Hermínio, com moderação da jornalista Marisa Rodrigues da BANTUMEN.



CONVIDADOS:

Mamadou Ba é activista político antirracista e dirigente da associação SOS Racismo. Nasceu e cresceu no Senegal e visitava frequentemente a Guiné-Bissau, onde tinha família e interessou-se pelo português. Licenciou-se em Língua e Cultura Portuguesa pela Universidade Cheikh Anta Diop, em Dacar, e, em 1997, mudou-se para Portugal, onde frequentou um mestrado na mesma área, com uma bolsa do Instituto Camões. É membro fundador de associações antirracistas e de afrodescendentes, nomeadamente, a Associação Luso-Senegalesa, a Rede Anti-Racista de Portugal, a Diáspora Afrique e a Aliança das Pessoas Africanas e de Ascendência Africana na Europa, e integra outras, como a SOS Racismo, de que é dirigente, e a Coordenação da Plataforma Afrodescendentes de Portugal.

Melissa Rodrigues tem uma Pós-graduação em Performance (Curso de Especialização) pela Faculdade de Belas Artes – UP e licenciada em Antropologia pela FCSH – UNL. Formação em Artes Performativas e Formação Intensiva Acompanhada (F.I.A.) pelo c.e.m. centro em movimento, Lisboa.
 Interessada em educação não-formal e artística, trabalhou em projetos de Arte na Comunidade e Educação Pela Arte, como através da Associação MOVEA, em escolas públicas no concelho da Amadora. Actualmente vive no Porto onde é educadora no Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Colabora com A Oficina – Educação e Mediação Cultural – em Guimarães e coordena o projeto pedagógico do ESPAÇO SP620 – Salut Au Monde!. – no Porto.

Mauro Hermínio nasceu em Portugal, e tem origens moçambicanas. Actor e produtor de filmes como “Bué Sabi” (2013), “Mutant Blast” (2018) e “Pilot Season (2020)”. No pequeno écran, participou nas telenovelas portuguesas “A Única Mulher”, da TVI, e “Vidas Opostas”, da SIC. Os primeiros passos como actor foram dados na Escola de Actores Impetus, Lisboa, entretanto, passou pela Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa para estudar artes performativas e, finalmente, ingressou na Escola Superior de Teatro e Cinema, também na capital.


:::


Sobre a BANTUMEN

A BANTUMEN é uma revista online que procura refletir a atualidade da cultura urbana da lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando assim voz a uma camada nova de talento e savoir-faire que ainda vive à margem do reconhecimento.


:::

Sobre o filme “A Noite dos Reis”

“A Noite dos Reis”, novo filme do realizador Philippe Lacôte, voz emergente do cinema africano actual, é uma experiência imersiva na MACA, a maior prisão de Costa de Marfim, numa noite de lua vermelha. O filme, entre mitos e rituais, procura reflectir no passado pré-colonial da Costa do Marfim e na situação actual do país. “A Noite dos Reis” foi apresentado em vários festivais internacionais como Sundance, Veneza, Toronto, e Roterdão e foi escolhido para fazer parte do Top 5 dos Melhores Filmes de Língua Estrangeira do National Board of Review. Estreia nas salas de cinema nacionais a 5 de Agosto.