Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

Expanding Concert (Lisboa 2019 – 2023)


Mattin, Margarida Garcia, DJ Marfox, Vuduvum Vadavã, Dasha Birukova
Galerias Municipais - Galeria Quadrum, Lisboa

OFF ECHO


Pedro Tudela
Kubikgallery, Porto

Palavras Aladas, Conversa em torno do desenho com Cristina Robalo


Maria Filomena Molder
Fundação Carmona e Costa, Lisboa

Arte e Ciência: dar vida à voz da ciência dos oceanos


Conversas no âmbito da 2022 UN Ocean Conference
CAM - Centro de Arte Moderna, Lisboa

Eternal Forest


Evgenia Emets
Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa

Se confinado um espectador, de José Bogalheiro


Maria Filomena Molder e Carlos Natálio
Livraria Linha de Sombra, Lisboa

Conversa sobre Arte e Participação Pública


Marta Wengorovius, Hugo Cruz e Joclécio Azevedo
Teatro Municipal de Vila do Conde, Vila do Conde

Guerrilla Shout-out! Arquivo gráfico de Alice Neel


Alice Neel
FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Porto

Uma constelação de objetos, espaços e pessoas


Ana Rito e Hugo Barata
Centro Cultural de Belém, Lisboa

BATE FADO


Jonas&Lander
Centro Cultural Vila Flor, Guimarães

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


PERFORMANCE POR SÓNIA BAPTISTA

WOW




CULTURGEST
Edifício Sede da Caixa Geral de Depósitos, Rua Arco do Cego
1000-300 LISBOA

13 JAN - 15 JAN 2022


ESTREIA 13 Jan 21:00


WOW, a mais recente criação de Sónia Baptista, estreia na Culturgest estreia no dia 13 de janeiro, às 21:00, no Grande Auditório da Culturgest, sendo apresentado também nos dias 14, às 21:00, e no dia 15, às 19:00

No seu novo espetáculo, Sónia Baptista aborda os conceitos do belo, do feio e do sublime. Será a beleza uma mera distração do que realmente importa? Poderá a feiura conduzir-nos à verdadeira perceção do sublime?

Em épocas históricas, como na antiguidade grega, o belo e o bom eram considerados conceitos inseparáveis. A contemplação da beleza deveria produzir maravilhamento e deleite, assim como aproximar o espetador de um desejo de justiça e um anseio por ideais superiores. Contudo, ao longo dos tempos, o culto da beleza tem tido também os seus detratores.

Ao procurar, na sua génese, repensar os conceitos de belo, feio e sublime, WOW traz-nos a desconstrução destes conceitos num espetáculo de dança que privilegia o som, quer seja através de música, ruídos, voz falada ou voz cantada. A música original é da responsabilidade de Eduardo Roan, a partir da obra de Antonio Vivaldi.

WOW é criado e interpretado por Sónia Baptista, Joana Levi, Gaya de Medeiros e Cire Ndiaye, com participação especial, em palco, de Inês Gonçalves. Surge de uma continuação do trabalho The Anger! The Fury! e da vontade da equipa construir uma dramaturgia que pensa além do que é consensual e confortável.

:::

Sónia Baptista tem formação em Dança Contemporânea, pelo Fórum Dança. Obteve, com distinção, o grau Master Researcher in Choreography and Performance, pela Universidade de Roehampton (Londres). O seu trabalho explora diferentes linguagens passando pela dança, performance, música, literatura, teatro e vídeo. Entre as produções de Sónia Baptista, é possível destacar a estreia, no Festival Alkantara, de Assentar sobre a subida das águas (2016), Querer do Corpo, Peso (2017), no teatro São Luiz e The Anger! The Fury!/ (2020), no mesmo equipamento cultural.