Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

A Noite das Ideias 2022


Vários
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Acts of Rememory


Ekow Eshun
Fundação de Serralves, Porto

Ernesto de Sousa, Exercícios de Comunicação Poética com Outros Operadores Estéticos


Isabel Alves, Hugo Canoilas
Galerias Municipais - Galeria Avenida da Índia, Lisboa

Écran Cego


Carlos Nogueira
Livraria Linha de Sombra, Lisboa

Em Busca do Tempo Perdido I – Do Lado de Swann


Marcel Proust
Biblioteca Municipal de Almada, Almada

WOW


Performance por Sónia Baptista
Culturgest, Lisboa

Rui Macedo, Lagunas, Fissuras e outros Fingimentos


João Pinharanda, Rui Macedo
Travessa da Ermida, Lisboa

CICLO DE CINEMA


Bernardo Sassetti
Cinemateca, Lisboa

Nunca Mais Um Outro Agora


Bruna de Carvalho
Biblioteca Municipal de Marvila, Lisboa

Jornal S/ Título nº2


Lançamento Publicação
Útero, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


BERNARDO SASSETTI

CICLO DE CINEMA




CINEMATECA
Rua Barata Salgueiro, 39 LISBOA
1269-059 LISBOA

13 JAN - 24 JAN 2022


Ciclo de Cinema: Bernardo Sassetti – A Música como Ficção

1ª SESSÃO: Alice, 13 de Janeiro, 19h00



Bernardo Sassetti (1970-2012), músico tão importante pela sua virtuosa carreira como compositor e como pianista, foi igualmente um nome fundamental da composição para cinema. Nenhum outro compositor português conta com uma tão ampla quantidade de bandas sonoras no currículo, marcando um percurso de íntima relação entre a música e a imagem, cuja paixão terá mesmo começado na Cinemateca, nas sessões de cinema mudo que acompanhou nos anos 1990 e na sua colaboração aquando da encomenda de uma nova partitura para acompanhar o restauro do clássico MARIA DO MAR de Leitão de Barros em 2000. Ao longo de menos de dez anos, Bernardo Sassetti assinou a composição da música de quase duas dezenas de filmes nacionais, entre os quais o próprio destacava o trabalho com José Álvaro Morais em QUARESMA, realizador a quem dedica o álbum Ascent, e com Marco Martins em ALICE, filme cujo sucesso esteve muito ligado à sua banda sonora. O contacto entre a música e a imagem foi constante na sua vida, e a influência apresenta-se mútua e também patente na sua ampla obra fotográfica.
É nesta ligação que Sassetti explica a sua visão artística: “gosto de uma certa estranheza, de um certo mistério nas imagens.
E preocupo-me pouco com as coisas mais objetivas. (...) Gosto de pensar que a música é uma ficção, uma forma de contar uma história dentro de uma outra forma de contar a mesma história.” A sua música transmite esta ideia através de dinâmicas e nuances que sobressaem a partir de modulações tonais que se desenvolvem no background das linhas melódicas, e assim como na importância que reiteradamente dá ao silêncio criando relações inextricáveis entre música e imagem.

Este Ciclo presta homenagem ao compositor, 10 anos após a sua morte, mostrando os filmes em que o seu fulcral trabalho dentro do cinema português teve maior relevância.