Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA

Outras recomendações:

Aniversário Casa Fernando Pessoa


Vários
Casa Fernando Pessoa, Lisboa

Luz e Sombra - Representações da Idade Média no Cinema


Vários
Cinemateca, Lisboa

Drácula - Lucy's Dream


Plexus Polaire
Cineteatro Louletano, Loulé

Abstracto, Branco, Tóxico e Volátil


Julião Sarmento
Museu Coleção Berardo, Lisboa

12ª Feira do Livro de Fotografia de Lisboa


Vários
Rua da Palma 246, Lisboa

MAL - Mercado Aberto do Livro


Vários
Dona Ajuda/P.R.A.Ç.A., Lisboa

Siza Talks 2022


Vários
Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto

A velocidade das coisas


Letícia Ramos
Escola das Artes | Universidade Católica do Porto, Porto

Lugares de Memória Arte e Espólios Documentais


Vários
Atelier-Museu Júlio Pomar, Lisboa

Nocturno de João Nisa e e filmes de David Lamelas, Larry Gottheim e Tacita Dean em 16mm


Vários
Cinemateca, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


VÁRIOS

MAL - Mercado Aberto do Livro




DONA AJUDA/P.R.A.Ç.A.
Rua Alexandre Herculano, 64 - Mercado do Rato
1250-012

26 NOV - 27 NOV 2022


MERCADO: Dias 26 e 27 de Novembro, na Dona Ajuda/P.R.A.Ç.A.

No Sábado o mercado está aberto das 14h às 20h e no Domingo das 11h às 18h.



:::


Nos baldios deixados ao abandono pelos grupos editoriais hegemónicos nasceram algumas editoras que aí instalam os seus enxovais e produzem livros com propostas diferentes — no conteúdo, no grafismo, nos meios de produção, na distribuição, no discurso e nas práticas. O MAL pretende tão só cultivar um espaço de respiração para o que ainda sobrevive no terreno devastado pela monocultura intensiva do livro.
Em contramão à uniformização operada pelos cartéis editoriais, que produzem objectos-livro cada vez mais indistintos entre si, estas editoras que se apresentam no MAL ocuparam o espaço destinado à invenção e ao risco, revelando que é possível editar livros que ainda se esquivam a partilhar prateleiras com blocos de notas, porta-chaves de cortiça, sardinhas de faiança e peluches do Camões. Da poesia à prosa, da banda desenhada ao ensaio, da fotografia à ilustração, com hibridismos pelo meio, tudo isto mal cabe no MAL.


:::


PROGRAMAÇÃO MAL 2022

Sábado, 26 de Novembro às 16h

Apresentação do livro «Desafiar o género» (Outro Modo, Le Monde Diplomatique) de Emanuel Madalena (com a presença do autor e de André Tecedeiro)

A diversidade de género ocupa um lugar cada vez mais relevante no espaço público, muitas vezes devido a controvérsias que sobem de tom quando se referem à identidade das crianças. Encarando o assunto com rigor e sem reservas, este livro é, acima de tudo, um desafio às conceções tradicionais e normativas de género, tendo como mote a análise das representações do transgénero na literatura infantil. Os livros para crianças têm o poder de reforçar normas sociais dominantes, naturalizando o que foi produzido pela história, como o género. De modo diverso, os livros aqui analisados procuram discutir esta construção, deixando em aberto o que muita literatura infantil procura encerrar. As suas histórias reproduzem os dilemas com que muitas crianças são confrontadas, oferecendo uma poderosa entrada para as suas vidas. Assim, mais do que um estudo situado dentro das fronteiras de um género literário, este livro dinamita as fronteiras desse outro género sociocultural, oferecendo um mapa pluridisciplinar da diversidade de género e do transgénero, que se manifestam, muitas vezes, já na primeira infância.



Domingo, 27 de Novembro às 11h
Oficina para crianças «Conta-me histórias!» dinamizada pela editora Triciclo
Esta oficina tem como ponto de partida a caixa de histórias da Triciclo que contém personagens, cenários e objectos.
A partir de uma selecção destes elementos por parte de quem participa, o objectivo é criar uma mini fanzine que nos conte uma história ilustrada.
Quantas histórias conseguimos inventar?

Materiais (disponibilizados pela organização): cartolinas, pastéis de óleo
Duração: 1h/1h30
Lotação: min. 6 participantes, máx. 8 participantes
Preço: 12€ por participante
As inscrições podem ser feitas para tricicloeditora@gmail.com



Domingo, 27 de Novembro às 16h
Conversa «Bebi a taça até à última gota» | Emma Goldman: anarquista, feminista com Jacqueline Reuss, Luís Leitão e Pedro Morais

Jacqueline Reuss é uma das tradutoras de «Vivre ma vie» para francês (L'Échappée, 2018). Por cá, foi Luís Leitão que se prestou a essa empreitada, publicada no ano passado sob o título de «Viver a minha vida» (Antígona, 2021). No anterior, Pedro Morais traduziu «Anarquismo e outros ensaios» (Letra Livre + A Batalha, 2020). Os três vêm ao MAL para animar uma conversa em torno da vida e do posicionamento político de Emma Goldman, e, também, do ofício de tradução.