O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.
CATARINA PATRICIO
O ARQUIVO E O PROBLEMA ONTOLÓGICO DA MEMÓRIA: APROPRIAÇÕES, REMEDIAÇÕES, RESCRIÇÕES
O ARQUIVO E O PROBLEMA ONTOLÓGICO DA MEMÓRIA: APROPRIAÇÕES, REMEDIAÇÕES, RESCRIÇÕES
Por Catarina Patrício
Assim como toda a memória é episódica, também todo o arquivo é depositário de documentos, que são pedaços ou reminiscências materiais de acontecimentos. A organização ou a actualização de fragmentos de tempo no espaço da memória ou do arquivo, levou Freud a articula-los numa experiência do mesmo tipo: tal como a memória, também a História reprime, anula ou censura. A questão do Arquivo emerge como o lugar de poder com decisivas implicações políticas, já que dispõe ou produz visões de mundo: eis o seu Mal. Mas a arte pode operar a desarticulação entre o Arquivo e o Poder: as imagens, sons e objectos podem ser recuperados, assemblados e remediados, a arte que põe em variação a realidade e o imaginário – talvez porque aí se perceba melhor a medialidade que vai na memória e no arquivo.
:::
Catarina Patrício (Lisboa, 1980) é Artista Visual, Investigadora integrada no CICANT e Professora Auxiliar na ECATI. Doutorada em Ciências da Comunicação pela FCSH, Universidade Nova de Lisboa, entre 2015 e 2020 Patrício foi bolseira FCT em Pós-Doutoramento no ICNOVA. Mestre em Antropologia dos Movimentos Sociais pela FCSH, Universidade Nova de Lisboa, é licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa (FBA-UL: 1998-2003). Catarina Patrício investiga e publica nas áreas da antropologia do espaço, filosofia da técnica, estética e teoria dos media e da cultura. https://catarinapatricio.weebly.com/