O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.
VÁRIOS
História das Exposições de Arte A mais recente atualização (2018 – 2020)
FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN
Av. de Berna, 45 A
1067-001 LISBOA
31 MAI - 31 MAI 2023
CONFERÊNCIA: 31 de Maio, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Com: Marta Soares (investigadora do Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa) e Nuno Faria (programador e curador)
:::
A equipa responsável pelo catálogo digital das exposições de arte da Fundação Gulbenkian apresenta uma nova atualização do projeto, que inclui as exposições realizadas entre 2018 e 2020.
Em 2021, a Fundação Calouste Gulbenkian lançou um catálogo digital, uma parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto de Instituto de História da Arte (IHA – NOVA FCSH) entre 2014 e 2021, que apresenta as c. 1400 exposições realizadas na instituição desde 1957. O catálogo documenta todo o processo de preparação das exposições, incluindo os materiais de comunicação, informação sobre os protagonistas envolvidos, imagens dos eventos e muitos outros documentos associados. Matilde Mendes falará sobre o desafio editorial deste catálogo.
Nesta sessão, é apresentada a atualização do projeto, que corresponde aos anos de 2018, 2019 e 2020. Integrado no programa de eventos paralelos da exposição Histórias de uma Coleção. Arte Moderna e Contemporânea do CAM, este evento conta com as reflexões de dois convidados: Marta Soares, investigadora do Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa, e Nuno Faria, programador e curador.
No evento é ainda apresentada a publicação digital O Tempo no Espaço. Exposições da Coleção do CAM 1983-2023, da autoria de Leonor Nazaré, que se foca nas mostras da coleção do CAM realizadas desde a sua abertura até à atualidade, cerca de 70, tecendo reflexões de caráter museológico sobre o contexto e os modos de cumprimento da missão do CAM.