Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

Umbigo #89 - Apocalipse


Vários
Jahn und Jahn, Lisboa

Problemas do Primitivismo, a partir de Portugal


Mariana Pinto dos Santos e Ludgero Almeida
Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Guimarães

Retratos da Diáspora. Visões afro-lisboetas


Filipa Vicente e Adão Marcelino
Padrão dos Descobrimentos, Lisboa

RADICAIS LIVRES: experiências da dança no cinema experimental


Bárbara Janicas
ZDB - Galeria Zé dos Bois, Lisboa

NORMA


Diana Niepce
Jardins do Bombarda - Centro Cultural e Comunitário, Lisboa

Na boca da baleia


Susana Neves
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Noites de Verão 2024


Vários
FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa

ESPELHO MÁGICO - UMA HISTÓRIA DO CINEMA


Francisco Valente
Livraria Linha de Sombra, Lisboa

Brotéria


Samuel Silva
Brotéria, Lisboa

Paisagens Partilhadas


Caroline Barneaud e Stefan Kaegi
Culturgest, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


VáRIOS

6º Aniversário da Casa da Arquitectura




CASA DA ARQUITECTURA
Av. Menéres 456, 4450-189


17 NOV - 19 NOV 2023


ANIVERSÁRIO: Dias 17 a 19 de Novembro na Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura, Matosinhos


:::


Cumprem-se este mês seis anos sobre a abertura da Casa da Arquitectura no Quarteirão da Real Vinícola. Como é habitual, o Aniversário da Casa é motivo para três dias de portas abertas e programação variada feita à medida para todos os públicos. Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, haverá visitas guiadas e inclusivas, debates, instalações, oficinas, quiz, workshops, conferências e muito mais. A entrada é livre em todos os eventos.

Naquele que é o seu 6º Aniversário, a Casa da Arquitectura vai dedicar uma parte da sua programação à reflexão em torno ao tema premente da “Arquitetura em Contexto de Emergência”, uma iniciativa que conta com o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Durante os três dias de celebração vai estar em exibição no Espaço Luis Ferreira Alves uma instalação-vídeo que aborda os desafios que se colocam na atualidade à arquitetura e que respostas é possível dar num mundo em turbulência.

A “Arquitetura em Contexto de Emergência” é também o tema que reúne na sexta-feira dia 17, a partir das 17h30, no Espaço Álvaro Siza, Lígia Nunes, Fundadora dos Arquitetos sem Fronteiras - Portugal, Maria Neto, vencedora do Prémio Távora 2015/16 e Pedro Gadanho, arquiteto e autor do livro “Climax Change – How Architecture must transform in the age of ecological emergency”.

Na sexta-feira, o dia termina com um quiz de arquitetura a partir das 21h30 que vai testar, no Pavilhão Central, os conhecimentos enciclopédicos dos amantes de arquitetura.

No sábado, dia 18 de novembro, festejam-se a partir das 15h30, no Espaço Álvaro Siza, os seis anos de vida da Casa com a atribuição do título de Associados Honorários a duas figuras primordiais no panorama da arquitetura contemporânea: os arquitetos Kenneth Frampton e Jean-Louis Cohen, este último recentemente falecido e a quem será dedicado um especial tributo pelo arquiteto Joaquim Moreno.

De seguida, integrada no Programa Paralelo das exposições de Paulo Mendes da Rocha patentes, caberá a Kenneth Frampton dar uma conferência sobre o arquiteto e Pritzker brasileiro, intitulada “Mendes da Rocha: Territorial Architect 1958-2008”. A conferência será proferida em inglês, com tradução simultânea.

No domingo, dia 19, a partir das 15h30, o Espaço Álvaro Siza vai receber o momento de apresentação do projeto “50 anos de Arquitetura Portuguesa em Democracia” que conta com as participações de Nuno Sampaio, João Belo Rodeia, Graça Correia, Jorge Figueira, Carlos Machado e Moura, Paula Melâneo, Ana Neiva, Atelier do Corvo, Ana Resende e João Castro.

O projeto está na base da Exposição “O Que Faz Falta” dedicada aos 50 anos de arquitetura em democracia que abre para o ano na Casa da Arquitectura.

Múltiplas visitas orientadas e inclusivas quer às exposições patentes, quer ao Arquivo da Casa, quer às obras do Itinerário Siza polvilham o programa ao longo dos três dias, oferecendo excelentes oportunidades para conhecer em detalhe as mostras e os espaços da Casa.

No âmbito de uma parceria com o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, também este equipamento estará aberto à visita sob a orientação do arquiteto Alexandre Alves Costa no sábado.

Como é habitual, o Serviço Educativo da Casa da Arquitectura preparou um menu de atividades para crianças e famílias que se estende ao longo dos três dias e que se desenrola em torno de uma instalação metálica da Catari que estará montada no Pavilhão Central.

Imperdíveis são as oficinas para famílias promovidas pelos ateliers de arquitetura Pablo Pita Arquitetos, Atelier Murmuro, Masslab e Diogo Aguiar Studio e pela cenógrafa Patrícia Pescada, este último também no âmbito da parceria com o Constantino Nery

A Loja da Casa terá artigos exclusivos e promoções especiais em artigos de autor.