Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

Umbigo #89 - Apocalipse


Vários
Jahn und Jahn, Lisboa

Problemas do Primitivismo, a partir de Portugal


Mariana Pinto dos Santos e Ludgero Almeida
Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Guimarães

Retratos da Diáspora. Visões afro-lisboetas


Filipa Vicente e Adão Marcelino
Padrão dos Descobrimentos, Lisboa

RADICAIS LIVRES: experiências da dança no cinema experimental


Bárbara Janicas
ZDB - Galeria Zé dos Bois, Lisboa

NORMA


Diana Niepce
Jardins do Bombarda - Centro Cultural e Comunitário, Lisboa

Na boca da baleia


Susana Neves
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Noites de Verão 2024


Vários
FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa

ESPELHO MÁGICO - UMA HISTÓRIA DO CINEMA


Francisco Valente
Livraria Linha de Sombra, Lisboa

Brotéria


Samuel Silva
Brotéria, Lisboa

Paisagens Partilhadas


Caroline Barneaud e Stefan Kaegi
Culturgest, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


VáRIOS

Noites de Verão 2024




FBAUL - FACULDADE DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes
1249-058 LISBOA

04 JUL - 04 JUL 2024


CONCERTO: Dia 4 de Julho às 19h30 no Pátio da Cisterna da Faculdade de Belas Artes de Lisboa


:::


No evento de abertura, estreando o Pátio da Cisterna da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, apresentaremos um concerto a 4 vozes – 4 gaitas – encomendado a Vasco Alves, que será acompanhado pelo grupo de gaitas de fole As Rochas da Ajuda. Seguir-se-á a incomparável DJ Marcelle, holandesa arauta de seleções sem fronteiras ou preconceitos.

Vasco Alves investiga a materialidade do som e a natureza dos fenómenos acústicos através da utilização de processos eletrónicos e acústicos instáveis. Estes incluem técnicas de síntese e amplificação, a gaita-de-fole ou instrumentos de sopro personalizados. Vasco é gaiteiro de bancada nos jogos do Clube de Futebol "Os Belenenses", foi co-fundador da Associação Desportiva e Recreativa “O Relâmpago” e é também organizador da portaaaa.com, uma editora e promotora de concertos.

“Na sequência do trabalho essencialmente materialista e performativo que nos últimos anos tenho vindo a desenvolver para uma gaita de fole (em construção), apresento pela primeira vez um concerto a 4 vozes – 4 gaitas – adaptando e criando sobre as possibilidades da polifonia.

O concerto será composto por uma trama de pequenas peças (5-10min) que exploram diferentes aspectos do(s) instrumento(s): os seus limites físicos e a sua percepção auditiva, mas também o seu potencial acústico e performático.

As Rochas (de ar) da Ajuda são os amigos gaiteiros: André Pires, Kalee Rose Prendergast e Carlos Santos.”

DJ Marcelle é uma senhora de um estatuto quase mítico num mundo anódino e francamente saturado de DJs. A holandesa Marcelle Von Hoof tem já cravada uma postura bem sui generis ao djing, à rádio e à produção. Armada com três gira-discos e uma colecção inimaginável de vinil, Marcelle discorre nos seus sets, produções e programa de rádio um conhecimento aparentemente infindável e sem quaisquer barreiras, sejam elas temporais, geográficas ou sociais, potenciando os cruzamentos mais inusitados entre as diversas músicas, num acto com tanto de transgressor como de lúdico. Espécie de festa-colagem sonora a incitar à dança enquanto se alucina com todo o mundo de possibilidades em aberto.


:::


As Noites de Verão 2024 são co-produzidas com a EGEAC, as Galerias Municipais de Lisboa, a Fundação Millennium bcp, Museu Nacional de Arte Contemporânea, a Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e o farO, e com o apoio da DGArtes, do Goethe-Institut de Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa, da SKOOLA, do Polo Cultural das Gaivotas, da Casa Jorge Peixinho e a Companhia Mascarenhas-Martins e do Programa Ibermúsicas, da Acción Cultural Española (AC/E) e do Thyro Wines.