Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

Mamã Ãfrica


1ª edição
Vários locais/Lisboa, Lisboa

Vieira da Silva em Festa 2025


Histórias de Bichos da Seda
Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva, Lisboa

VLOORXM


Manoel Barbosa
TAGV, Coimbra

Corre, bebé!


Ary Zara e Gaya de Medeiros
Centro Cultural Vila Flor, Guimarães

GAB-A / Galerias Abertas das Belas-Artes


18ª edição
FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa

UM ATLAS COM CAMINHOS PARA QUE O MUNDO NÃO SE FECHE


Terceira Sessão Pública
ADEPAC, São Miguel de Acha

AI-pocalypse Now - How AI is turning academia upside down


Encontro Aberto
ISCTE-IUL , Lisboa

Escola Utópica de Lisboa


Francisco Vidal e Miguel von Hafe Pérez
Galerias Municipais - Pavilhão Branco, Lisboa

THE ONGOING LECTURE#2


Keynote Speakers: Luísa Santos e Hugo Barata
Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, Coimbra

Aprende a dançar como Simone de Beauvoir


Beatriz Albuquerque
Galeria Graça Brandão (Lisboa), Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


MARIANA PINTO DOS SANTOS E LUDGERO ALMEIDA

Problemas do Primitivismo, a partir de Portugal




CENTRO INTERNACIONAL DAS ARTES JOSé DE GUIMARãES
Avenida Conde Margaride, nº 175
4810-535 GUIMARãES

20 JUL - 20 JUL 2024


VISITA-CONVERSA: Dia 20 de Julho às 15h00 no CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães


:::


Mariana Pinto dos Santos, co-curadora da exposição “Problemas do Primitivismo, a partir de Portugalâ€, e Ludgero Almeida, artista, realizam uma visita-conversa aberta a todo o público. Esta atividade tem como objetivo aprofundar a exposição e proporcionar um espaço de reflexão e debate, a partir de diferentes perspetivas. A visita guiará o público pelas seis palavras-chave que a organizam (Civilização, Museu, Ingénuo, «Mar Português», «Jazz-Band» e Extração), e abordará, através de vários exemplos, a estrutura ideológica, cultural e social sobre a qual assentou, e ainda assenta, a ideia de «primitivo», incidindo, em especial, na relação entre primitivismo, modernidade e colonialismo.


:::


Mariana Pinto dos Santos é historiadora da arte e curadora independente, com doutoramento em História e Teoria (Facultat de Belles Arts, Univ. Barcelona). É investigadora do Instituto de História da Arte da NOVA FCSH (Lisboa) e professora convidada da NOVA FCSH de Lisboa e da Universidade de Coimbra. É autora do livro Vanguarda & Outras Loas. Percurso Teórico de Ernesto de Sousa (2007, 2.ª ed. 2023). A sua pesquisa incide sobre modernidade e modernismos, circulação da vanguarda, historiografia e teoria da arte, arte e política em Portugal no século XX. Foi curadora de exposições para a Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), Museu Nacional Soares dos Reis (Porto), Instituto Cabañas (Guadalajara, México), Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva (Lisboa), Atelier-Museu Júlio Pomar (Lisboa), entre outros. É co-editora do livro “The Primitivist Imaginary in Iberian and Transatlantic Modernisms†(Routledge / Taylor & Francis, 2023). É editora das Edições do Saguão desde 2017.

Ludgero Almeida baseia o seu trabalho em arquivos, documentação fotográfica, relatos históricos e memórias afetivas. O seu objetivo consiste em pensar, criticar, retocar e desafiar-nos a ver o mundo contemporâneo através da lente da realidade e da ficção. Desde 2012 tem exposto em Portugal, Espanha e Brasil, em instituições como a Universidade de Goiás e o Instituto de Artes da UNESP, em São Paulo, Rampa e Silo Espaço Cultural, no Porto, e CAAA - Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitetura, em Guimarães.