Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notÃcias de arte contemporânea.
ARTECAPITAL RECOMENDA

Outras recomendações:
Sessões na esplanada
cinema ao ar livre
Cinemateca, Lisboa

SPELLBOUND
Colectivos [kameraphoto] + Hélice
Procurarte, Lisboa

Artistas portugueses em Londres no pós-guerra
Arte Britânica - Ponto de Fuga
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Local Art Worlds (or Imaginary Geographies with Real Effects)
Howard Singerman
Goethe-Institut Portugal, Lisboa

PÓS-MUSEU: ‘A’ de Ausência. Obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado
Sandra Vieira Jürgens, Catarina Simão e João Sousa Cardoso
Museu Nacional de Etnologia, Lisboa

Fluid Prospections
Curadoria: Alexandra Balona
Vários locais/Porto, Porto

Festa do SolstÃcio
Anozero'25
Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, Coimbra

Como Falar do Trauma – uma ditadura ainda presente nas artistas ibéricas
Bruno Marques
Galerias Municipais - Galeria Quadrum, Lisboa

Aldebaran CaÃda por Terra
Adriana Molder
MNAC - Museu do Chiado , Lisboa

Mamã Ãfrica
1ª edição
Vários locais/Lisboa, Lisboa

ARQUIVO:
O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.
ADALBERTO DIAS
A NOSSA CASA

FAUP - FACULDADE DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DO PORTO
Via Panorâmica S/N
4150-755 PORTO
27 JUL - 27 JUL 2024


VISITA GUIADA: Dia 27 de Julho à s 11h00 na FAUP - Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto Com o arquiteto Adalberto Dias ::: Encomendado pelo Ministério da Educação, o projeto da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto ocupa cerca de cinco mil metros quadrados sobre o rio Douro, no campus do Campo Alegre. Entre 1983 e 1993, Ãlvaro Siza dedicou-se à requalificação da preexistente Quinta da Póvoa, apelidada de “casa cor de rosaâ€, à construção do seminal Pavilhão Carlos Ramos e dos volumes de uma nova faculdade que deixava para trás São Lázaro e as Belas Artes. Tendo como referência inicial o Paço Episcopal de Nicolau Nasoni, Siza abre o edifÃcio à paisagem através de uma sequência de pátios que se vão encaixando na topografia e definindo um conjunto de ‘torres’ para as salas de aula, conectadas por um corredor subterrâneo. Estas seriam lições em si mesmas para os 500 alunos - hoje 800 - que as ocupariam, compondo distintas tipologias de planta, corte e alçado a partir de um mesmo módulo base. Com a ‘cara’ apontada para Gaia, estabelecendo um diálogo com as fachadas ribeirinhas dos séculos XIII e XIX, a faculdade virá as costas para o Porto, desenvolvendo uma espécie de barreira acústica face à via rápida de acesso à Poente da Arrábida. Este longo volume articula-se em três segmentos fundamentais: os serviços administrativos e o auditório, um museu semicircular, e a nave da biblioteca, joia absoluta do projeto. Agradecendo desde já o apoio institucional da Faculdade de Arquitetura no acesso aos seus espaços, a visita será orientada pelo arquiteto Adalberto Dias, enquanto responsável pelo acompanhamento desta obra durante cerca de oito anos, aquando da época áurea dos primeiros trabalhos internacionais de Siza.

|