Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notÃcias de arte contemporânea.
ARTECAPITAL RECOMENDA
Outras recomendações:
Cravos e Veludo. Arte e Revolução em Portugal e na Checoslováquia 1968 – 1974 – 1989
Adelaide Ginga e Sandra Baborovská
MNAC - Museu do Chiado , Lisboa
Aprender a Desaprender
Vários
Hangar - Centro de Investigação Artistica, Lisboa
PAUTAS (2024)
SILVESTRE PESTANA & SUPERNOVA ENSEMBLE
Fundação de Serralves, Porto
In a Flash
Bruno Pacheco
Culturgest, Lisboa
MACAU. ARQUITECTURA E MUTAÇÕES NO TECIDO URBANO: UMA ANTOLOGIA
Tiago Saldanha Quadros e Jorge Figueira
Circo de Ideias,
POPALOLO e FONTE SONORA
Vários
CAV - Centro de Artes Visuais, Coimbra
Salas Vazias #23 — Susana Mouzinho | King Kong | O Morto
Vários
Smup Parede, Cascais
PALAVRAS ALADAS
Maria Filomena Molder, Cristina Robalo e João Sousa Cardoso
Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Porto
OXALÃ
ANTÓNIO-PEDRO VASCONCELOS E ANTÓNIO ROMA TORRES
Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Porto
Mutantes
Treger Saint Silvestre
Centro de Arte Oliva, S. João da Madeira
ARQUIVO:
O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.
ADALBERTO DIAS
A NOSSA CASA
FAUP - FACULDADE DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DO PORTO
Via Panorâmica S/N
4150-755 PORTO
27 JUL - 27 JUL 2024
VISITA GUIADA: Dia 27 de Julho à s 11h00 na FAUP - Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto Com o arquiteto Adalberto Dias ::: Encomendado pelo Ministério da Educação, o projeto da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto ocupa cerca de cinco mil metros quadrados sobre o rio Douro, no campus do Campo Alegre. Entre 1983 e 1993, Ãlvaro Siza dedicou-se à requalificação da preexistente Quinta da Póvoa, apelidada de “casa cor de rosaâ€, à construção do seminal Pavilhão Carlos Ramos e dos volumes de uma nova faculdade que deixava para trás São Lázaro e as Belas Artes. Tendo como referência inicial o Paço Episcopal de Nicolau Nasoni, Siza abre o edifÃcio à paisagem através de uma sequência de pátios que se vão encaixando na topografia e definindo um conjunto de ‘torres’ para as salas de aula, conectadas por um corredor subterrâneo. Estas seriam lições em si mesmas para os 500 alunos - hoje 800 - que as ocupariam, compondo distintas tipologias de planta, corte e alçado a partir de um mesmo módulo base. Com a ‘cara’ apontada para Gaia, estabelecendo um diálogo com as fachadas ribeirinhas dos séculos XIII e XIX, a faculdade virá as costas para o Porto, desenvolvendo uma espécie de barreira acústica face à via rápida de acesso à Poente da Arrábida. Este longo volume articula-se em três segmentos fundamentais: os serviços administrativos e o auditório, um museu semicircular, e a nave da biblioteca, joia absoluta do projeto. Agradecendo desde já o apoio institucional da Faculdade de Arquitetura no acesso aos seus espaços, a visita será orientada pelo arquiteto Adalberto Dias, enquanto responsável pelo acompanhamento desta obra durante cerca de oito anos, aquando da época áurea dos primeiros trabalhos internacionais de Siza.
|