Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

O Estado da Água


Catálogo
FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa

Nosso Wayuri


Lilly Baniwa, Ellen Pirá Wassu & Ritó Natálio, Olinda Tupinambá & Ziel Karapotó e Juão Nyn
Galerias Municipais - Galeria Quadrum, Lisboa

Colóquio Políticas de Gosto


7ª edição
CAV - Centro de Artes Visuais, Coimbra

AALTO


António Choupina
Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto

Atlas Paraíso, hoje.


Pavilhão de Portugal na 19.ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia
Palácio Sinel de Cordes, Lisboa

Black Gaze – Mostra de Cinema Negro em Portugal


Curadoria de Kitty Furtado
CAM - Centro de Arte Moderna, Lisboa

Bull’s Heart


Eva Stefani
Culturgest, Lisboa

Quarto Escuro de Goethe


Eunice Gonçalves Duarte
TAGV, Coimbra

THE FOLKLORE PROJECT — RUMOURS


Projeto de investigação: Andrea Barros
Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto

As Ondas


João Cristovão Leitão
Desvio, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


A HISTóRIA DA ARTE SEM HOMENS, DE KATY HESSEL

Apresentação do livro




FUNDAçãO CALOUSTE GULBENKIAN
Av. de Berna, 45 A
1067-001 LISBOA

01 OUT - 01 OUT 2024


APRESENTAÇÃO DO LIVRO: 1 de Outubro, 18h30, Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian


No contexto da publicação da edição portuguesa do livro A História da Arte sem homens, a Fundação Calouste Gulbenkian recebe a autora Katy Hessel, para uma conversa em torno deste livro pioneiro e necessário sobre a presença imemorial e constante das mulheres na Arte.

Neste livro, a historiadora de arte, locutora e curadora britânica Katy Hessel apresenta-nos os quadros impressionantes da pintora renascentista Sofonisba Anguissola, as obras radicais do século XX de Harriet Powers, ou a história fascinante da baronesa Von Freytag-Loringhoven, a verdadeira criadora do ready-made.

Desde a Idade de Ouro holandesa, ao assombroso trabalho das artistas latino-americanas do pós-guerra, passando pelas mulheres que estão a definir o conceito de Arte na atualidade, A História da Arte sem homens é uma obra surpreendente que desafia o status quo, com a inclusão de novas formas de arte até aqui ignoradas ou menosprezadas.

Em parceria com a editora Penguin Radom House, a obra será apresentada na Fundação Gulbenkian, com uma conversa entre Hessel e a Diretora Adjunta do CAM, Ana Botella.



:::


Katy Hessel é historiadora de arte, locutora e curadora britânica. Criou e coordena a conta de Instagram @thegreatwomenartists, apresenta e escreve o podcast The Great Women Artists, e apresenta também as Dior Talks — Feminist Art. Tem escrito sobre mulheres artistas para a Vogue britânica e para a Harper’s Bazaar, curou exposições na Galeria Victoria Miro, na Galeria Stephen Friedman e na Galería Kasmin, e coordena a residência anual The Great Women Artists no Palazzo Monti de Brescia. Deu palestras na National Gallery e na Universidade de Cambridge, e escreveu e apresentou documentários sobre arte para a BBC. Em 2021, a Forbes nomeou-a como uma das «30 menores de 30 anos na Arte e na Cultura».