Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

CICLO 2025


NARRATIVA
NARRATIVA, Lisboa

O que faz falta. 50 anos de arquitetura portuguesa em democracia


Catálogo da exposição
Casa da Arquitectura, Matosinhos

Mulheres e Resistência


Museu do Aljube Resistência e Liberdade
Museu do Aljube, Lisboa

violetas


Vânia Doutel Vaz
Teatro Municipal do Porto, Porto

Notes on dis place/meant


Fred Moten
Escola das Artes | Universidade Católica do Porto, Porto

Portugal 1974 - Um sítio que não existe, um tempo que verdadeiramente existiu


Ciclo de Cinema - 25 de abril de 2025
Cinemateca, Lisboa

Ciclo Em Projeção


Mariana Caló e Francisco Queimadela
Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva, Lisboa

Tremor 2025


Festival
Vários Locais / S. Miguel, Açores, S. Miguel

Arte contemporânea para deter-se, para ver, para estar


Javier Garcerá
FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa

O teu rosto como o rosto da pintura


José David, José Luís Porfírio, Madalena Pena e Raquel Henriques da Silva
Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


VáRIOS

Siza Talks 2024 - Discursos sobre arquitetura




FUNDAçãO DE SERRALVES
Rua D. João de Castro, 210
4150-417 PORTO

13 NOV - 15 NOV 2024


SIZA TALKS 2024: Dias 13 a 15 de Novembro no Auditório de Serralves


:::


O Museu de Arte Contemporânea de Serralves convida, uma vez mais, para o colóquio internacional The Álvaro Siza Talks, que durante três dias consecutivos, reúne em Serralves alguns dos mais conceituados arquitetos nacionais e estrangeiros, bem como académicos e estudantes e interessados em arquitetura em geral, a partilhar reflexões sobre a arquitetura contemporânea em torno de temas e valores presentes na obra de Álvaro Siza.

A sessão de abertura deste colóquio internacional ficará a cargo do arquiteto Francis Keré, vencedor do Prémio Pritzker em 2022, que será o Keynote Speaker desta edição.

Partindo da convicção de que a arquitetura é uma forma de conversação – e esta, por sua vez, uma forma de criação de conhecimento –, pretendeu-se, desde o início deste projeto, que cada edição girasse em torno de um tema que ajudasse a enquadrar as sessões. O título proposto para a sexta edição das The Álvaro Siza Talks é Conversas Essenciais.

Independentemente da escala e de qualquer outra das muitas condicionantes que rodeiam um trabalho, cada um dos projetos de Álvaro Siza é uma oportunidade não só para compreender e evidenciar os ingredientes essenciais de um problema, de um lugar, de uma cultura e de uma tradição, mas também para avançar lenta e pacientemente na procura da própria essência da arquitetura. Tanto quando se trata de uma intervenção urbana, em que consegue manter a essência de um lugar sem renunciar a uma profunda – e por isso, por vezes, quase invisível – transformação, como quando se trata do desenho de um móvel, em cujo processo, “lentamente, a evolução do projeto orienta-se para uma redução à essência e uma gradual aproximação à substância”. (1)

O trabalho dos arquitetos que participam na edição deste ano das Talks partilha, na nossa opinião, um certo desejo de se aproximar, com diferentes instrumentos e de diferentes ângulos, dessa essência fugidia. Alguns fazem-no a partir da construção e da condição material da arquitetura e outros, talvez, a partir do desenho e das ideias. A conferência inaugural será proferida por Francis Keré (Berlim / Burkina Faso), e os oradores incluem María González (Sol89, Sevilha), Ricardo Bak Gordon (Lisboa), Jaume Mayol (TEd’A arquitectes, Maiorca), Smiljan Radic (Santiago do Chile) e Inge Vinck (architecten jan de vylder inge vinck, Gante).

Para além de Álvaro Siza, o Comité Científico das The Álvaro Siza Talks é composto por Eduardo Souto de Moura, Farrokh Derakhshani (diretor do Prémio Aga Khan de Arquitetura), Philippe Vergne (diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves) e Carles Muro (curador das The Álvaro Siza Talks).

The Álvaro Siza Talks são organizadas pela Fundação de Serralves em colaboração com o Prémio Aga Khan de Arquitetura.

(1) “Essencialmente”, in: Álvaro Siza, Imaginar a evidência, Lisboa, Edições 70, 2000.


:::


Programa

Quarta-feira, 13 de novembro
19:00 | Boas-Vindas
19:30 | Conferência de Abertura - Francis Kéré

Quinta-feira, 14 de novembro
17:00 | Jaume Mayol (Ted’A)
18:00 | Inge Vinck (Architecten Jan De Vylder Inge Vinck)

Sexta-feira, 15 de novembro
17:00 | Ricardo Bak Gordon
18:00 | María González (Sol 89)

21:30 | Smiljan Radic

As conferências serão em inglês com tradução simultânea para português.