Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA



Outras recomendações:

WITHIN/AGAINST THE PICTORIAL PARADIGM


Sabeth Buchmann
Lumiar Cité - Maumaus, Lisboa

ALLEZ PARIS


António Pedro Ferreira
Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, Lisboa

Passeio da Estrela


Galerias do bairro da Estrela e do Rato
Vários locais/Lisboa, Lisboa

A Última Licão de José Gil


Marta Pais Oliveira
Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva, Lisboa

O Corpo de Elsa von Freytag-Loringoven: Uma crítica ao urinol de Duchamp


Joana Masó e Éric Fassin
Sismógrafo, Porto

Workshop SONDA


Radical Imagination. Art against Toxicity
Rampa, Porto

Sessões na esplanada


cinema ao ar livre
Cinemateca, Lisboa

SPELLBOUND


Colectivos [kameraphoto] + Hélice
Procurarte, Lisboa

Artistas portugueses em Londres no pós-guerra


Arte Britânica - Ponto de Fuga
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Local Art Worlds (or Imaginary Geographies with Real Effects)


Howard Singerman
Goethe-Institut Portugal, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


MANOEL BARBOSA

VLOORXM




TAGV
Praça da República
3000-343 COIMBRA

14 JUN - 14 JUN 2025


PERFORMANCE: 14 de Junho, sábado, às 21h00 no T.A.G.V. - Teatro Académico Gil Vicente de Coimbra


VLOORXM
de Manoel Barbosa


Correspondendo a uma proposta-conceito de André Quaresma, Manoel Barbosa criou entre 2024 e 2025 a obra performática VLOORXM (Para um Caleidoscópio Jorge Lima Barreto), a exibir no próximo dia 14 de Junho, sábado, às 21h00 no T.A.G.V. - Teatro Académico Gil Vicente de Coimbra.

Serão intérpretes Manoel Barbosa, que convidou a performer e coreógrafa Vânia Rovisco e duas jovens de Coimbra da área do teatro-dança (performers), e o músico Nuno Veiga (arquitectura e interpretações sónicas live), voz directa e cenário de M.Barbosa. Este espectáculo corporal, visual e sonoro é produzido por André Quaresma e Rita Barqueiro, com apoios do T.A.G.V. e L.I.P.A.-Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas/Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Da Folha de Sala : "Esta obra pretende recuperar as colaborações entre Manoel Barbosa e Telectu (Jorge Lima Barreto e Vítor Rua), de 1982 a 2002, com onze performances live mas também instalações, aproveitando uma (bastante óbvia) sintonia entre os movimentos do performer e a música desenvolvida — notada nas palavras de J. L. Barreto.

VLOORXM é uma performance-composição que codifica na fisicalidade dos movimentos, sugestões para o preenchimento das dimensões sónicas — M. Barbosa e Vânia Rovisco são música corporizada, enclausurada nos movimentos permitidos ao corpo libertado no palco. Nuno Veiga assume a figura do intérprete dos movimentos dos corpos-partituras, responsável pela recuperação para a dimensão sónica da música codificada nos performers.

Escreveu J. L. Barreto em 1995 sobre as performances de M. Barbosa: (...) corpos que se moviam em ritmos simétricos, violentamente executados; insinuantes volumes, sombras que se relacionavam na magia contrapontística dps movimentos luminosos, figuras perfeitas que investiam num acabamento que só nos músicos podemos observar quando delineiam uma melodia cyberpunk" (...).

Por sua vez, permanentemente durante VLOORXM (cerca de 70 minutos), M. Barbosa num intenso, veloz desafio cerebral, equaciona momentos corporais, visuais e sonoros pré-concebidos ou inesperados e imediatamente rasura-os, recria-os ou não, propõe-se voltar às oito pautas-partituras registadas na memória para executar outros e mutantes momentos.

M. Barbosa e Telectu actuaram nomeadamente no ACARTE-Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (1986, 1989), Centre Georges Pompidou, Paris (1984), II e IV Bienal Internacional de Arte de V.N.de Cerveira (1982,1984), Teatro da Trindade, Lisboa (1989), ou na obra operática apresentada pelo Instituto Açoriano de Cultura no Forte de São João Baptista, Angra do Heroísmo (1997).

De 10 a 14 de Junho estarão expostas no T.A.G.V. oito pautas-partituras visuais de VLOORXM.