Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

COREIA#14


The Erotic Clown, de Sepideh Khodarahmi
Salão Brazil, Coimbra

Esta Máquina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se


ondamarela
Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Guimarães

OPUS SUPO


Xavier Paes e Inês Tartaruga Água
ZDB 8 Marvila, Lisboa

Fazer ideia nº2


Inês Campos & Grilo + Fernanda Fragateiro
Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto

A Matéria da História–Migrações


Isabelle Ferreira, Victor Pereira, Hugo dos Santos, Joana P. R. Neves e Vincent Debut
MAAT, Lisboa

A Prova do Tempo


Ana Paganini, Inês Gonçalves
Lumina Galeria, Lisboa

Margot


Catarina Alves Costa
Museu Nacional de Etnologia, Lisboa

NEXT STOP IS YESTERDAY


António Olaio e Manuel Guimarães
Salão Brazil, Coimbra

8ª edição do Colóquio Políticas de Gosto


Encontros de Fotografia
CAV - Centro de Artes Visuais, Coimbra

Gestos Curatoriais - Duchamp e Malraux


Luiz Camillo Osorio
Livraria da Travessa, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


XAVIER PAES E INêS TARTARUGA ÁGUA

OPUS SUPO




ZDB 8 MARVILA
Praça David Leandro da Silva 2
1950-131

07 MAR - 08 MAR 2026


CICLO DE PERFORMANCES: 7 e 8 de Março, na ZDB 8 Marvila



Xavier Paes e Inês Tartaruga Água — OPUS SUPO
— Ciclo de performances

Entrada livre



Descortinando novas formas de conexão, tanto pessoais, quanto coletivas, no acto performativo, Xavier Paes e Inês Tartaruga Água constituem uma dupla essencial no panorama das linguagens livres da contemporaneidade.

Ao longo de três semanas, o duo habitará o espaço da ZDB 8 Marvila, no âmbito do ciclo “OPUS SUPO”. No final deste período, apresentarão uma peça inédita, concebida durante a residência, e ainda duas peças que nunca antes foram apresentadas em Lisboa.

Com um trabalho de investigação permanentemente aberto e em diálogo com as manifestações naturais que os rodeiam, encontram lugares incomuns onde habitam pequenas grandes revelações. Ora previstas, ora acidentais, essas descobertas surgem de um estado de curiosidade genuína.

Pela via sonora, visual ou corporal, tomam o espaço-tempo como um arquivo híbrido de momentos em fluxo: sempre vivo na matéria, sempre indomável nas suas manifestações anímicas. A resistência a formatos fechados não se traduz apenas em um posicionamento consciente, uma militância estética ou um grito político; emerge naturalmente da sua forma de estar, pensar e sentir num universo essencialmente transitório.


:::


Xavier Paes, estudante de Belas Artes que abandonou os estudos, divide a sua prática entre os campos indefinidos das artes visuais, som, performance, improvisação, colheita, ativismo e multi-instrumentismo. Praticante devoto da filosofia zenoise, navega pelas artes exploratórias e divinatórias de realidades alternativas através de ideias como fenómenos acústicos, repetição, corpos ressonantes, eco e ecologia.
Faz parte da dupla de música experimental Dies Lexic, do coletivo eco-pedagógico Refluxo, da banda multinacional goth-surf-no-wave MOSCXS, é codiretor da orquestra experimental Em Chame e da organização fluida Noise Bomb do Porto.


Inês Tartaruga Água, fazedora multidisciplinar, entusiasta da regeneração radical, escultora de situações sónicas e adepta da filosofia “DIY”. A sua prática desdobra-se entre as artes plásticas e a performance. Participa em exposições colectivas e eventos públicos desde 2013, onde se destacam “Убежище / Suoja / Shelter Festival – Laboratory” (Helsínquia, 2019), «48 часов Новосибирск» (Sibéria, 2019), ou “Derivas e Criaturas – Novas aquisições da coleção municipal de arte” e “O Afeto da Escuta” (Porto, 2021 e 2023)